É natural que a gente se preocupe com a nossa alimentação e queira estar em boa forma, mas isso passa a ser um problema quando a preocupação se torna obsessiva com aspectos do corpo e da alimentação.
A anorexia nervosa é uma doença em que a preocupação com o corpo, peso, calorias e gordura tomam uma proporção excessiva, muito acima da normal. A mente não consegue se livrar dos pensamentos obsessivos sobre o corpo e a comida, fazendo com que a pessoa passe a restringir os outros aspectos de sua vida como se a alimentação fosse o ponto mais importante, a ponto de perder o instinto da fome e da sobrevivência. Os sistemas corporais também se prejudicam, e isso aparece através de três sinais:
Tais vivências reforçam a convicção de que é necessário emagrecer e acaba entrando em um ciclo vicioso em que mesmo emagrecendo, quer emagrecer ainda mais. Além dessas características, existem outras alterações de comportamentos que precisam ser observados.
Quando se suspeita de um transtorno alimentar, especialmente da anorexia, precisamos ficar atentos a pessoas que fazem dietas com muita frequência ou extremamente restritivas, por exemplo, cortando do seu cardápio grandes grupos alimentares como carboidratos; A pessoa se preocupa excessivamente com seu peso e alimentação; Demonstra insatisfação constante contra seu corpo e aparência, também são sinais que merecem atenção.
O principal grupo de risco são as mulheres, 80% dos casos de anorexia nervosa começa entre os 12 e 20 anos. Algumas atividades profissionais também aumentam o risco de desenvolver a doença, como bailarinas e modelos, também profissionais da saúde e moda, enfrentam um risco ainda maior.
É muito importante esclarecer que na anorexia nervosa a preocupação com o corpo, distorção da imagem corporal e a incapacidade de manter uma dieta adequada, geram prejuízos incapacitantes, como impedir o indivíduo de realizar suas atividades cotidianas.