noticias287 Seja bem vindo ao nosso site TV Minuto Nordeste!

Saúde

Neurologistas criam implante cerebral que lê pensamentos

Pesquisadores querem restaurar comunicação de pessoas que não conseguem falar

Publicada em 06/11/23 às 17:39h

TV Minuto Nordeste


Compartilhe
Compartilhar a noticia Neurologistas criam implante cerebral que lê pensamentos  Compartilhar a noticia Neurologistas criam implante cerebral que lê pensamentos  Compartilhar a noticia Neurologistas criam implante cerebral que lê pensamentos

Link da Notícia:

Neurologistas criam implante cerebral que lê pensamentos
 (Foto: TV Minuto Nordeste)
Cientistas norte-americanos anunciaram, nesta segunda-feira (6), terem criado um implante cerebral capaz de ler os pensamentos das pessoas sem que elas precisem falar. A tecnologia foi desenvolvida por neurologistas e engenheiros da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, a novidade é uma esperança para restaurar a comunicação de pessoas que não conseguem falar.

– Há muitos pacientes que sofrem de distúrbios motores debilitantes, como esclerose lateral amiotrófica (ELA), que podem ter a capacidade de falar restaurada com tecnologias como essa – declarou o neurologista Gregory Cogan a jornalistas.

Publicado na revista Nature, o estudo explica que os chips foram implantados por meio de cirurgia em quatro pacientes saudáveis e que conseguem falar. A ideia era comparar a leitura do dispositivo com as palavras que as pessoas estavam proferindo.

O resultado foi que o sensor conseguiu uma taxa de acerto de 40% a 42% na mesma velocidade da fala usual, sendo o dispositivo mais rápido e eficiente já criado pela ciência até o momento. Seu desempenho superior a outros implantes semelhantes se deve ao fato de ele possuir o dobro de neurossensores distribuídos no mesmo espaço que os demais.

– Estamos em um ponto ainda muito aquém na interpretação do que é a fala natural, mas podemos ver que é possível chegar lá – declarou o neurologista Jonathan Viventi.

Os próximos passos consistem em aperfeiçoar o sensor, que atualmente passa os dados da leitura apenas para computadores com fios. O objetivo é melhorar sua eficácia e transportar as informações do cérebro para um dispositivo de gravação móvel, para que as pessoas pudessem se locomover com a tecnologia.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 82 9 9801 8370

Copyright (c) 2025 - TV Minuto Nordeste
Converse conosco pelo Whatsapp!