Desde março deste ano, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tem realizado, através da Central do Cadastro Único, o cadastramento das famílias do Programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Governo Federal.
Dessa forma, já foram realizadas 2365 das 3003 visitas domiciliares solicitadas para o período que se encerra no final do mês de julho de 2023. Esse processo tem sido realizado por 11 entrevistadores do Cadastro Único, distribuídos nas áreas de cobertura dos nove Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município.
É importante salientar, que o órgão federal faz cruzamentos de diversas informações dos beneficiários, e que neste primeiro momento foram bloqueados alguns públicos que não tiveram suas informações aprovadas pelo Ministério.
A secretaria tem realizado a regularização das famílias unipessoais, compostas por apenas um membro por residência, que tiveram suas contas bloqueadas. Essa ação é ocorrida, apenas, mediante visitas domiciliares e assinaturas dos termos de compromisso.
Para que esse recurso não seja impedido, é importante que os usuários deem a correta informação de seus dados, pois, estão sendo identificados, pelos entrevistadores, a inexistência de endereços.
Vale ressaltar, que após as visitas, o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome irá avaliar as famílias visitadas para que, enfim, o recurso federal seja liberado.