O prefeito Luciano Barbosa recebeu, na tarde desta terça-feira (11), em seu gabinete do Centro Administrativo Municipal, a gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Arapiraca, a assistente social Thaisa Carla Cavalcante, e a médica-hepatologista Bruna Correia, que anunciaram as ações da campanha “Julho Amarelo”.
As atividades preventivas serão realizadas em todo o município para orientar a população acerca dos cuidados para evitar as hepatites virais.
Elas representam um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.
A doença pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, terá uma extensa programação, incluindo palestras e ações voltadas para a orientação das pessoas e a realização de testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS para toda a população.