Fortalecer a Atenção Primária é facilitar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está investindo em profissionais qualificados para atuar através do programa Mais Médicos, retomado pelo Governo Federal em 2023.
Neste ano, foram disponibilizadas 35 vagas para 27 municípios alagoanos. Os médicos foram selecionados com base em formação e experiência prévia no programa e atuam em comunidades com alto índice de vulnerabilidade social. O objetivo é aproximar essa população dos serviços da Atenção Primária de Saúde.
“O Mais Médicos é um reforço importante na Saúde de Arapiraca porque amplia o acesso da população aos nossos serviços, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade. É um projeto que fortalece a Atenção Primária e leva profissionais para áreas que sempre sofreram com a carência de médicos, permitindo um melhor acompanhamento dos pacientes e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população como um todo”, relata a secretária municipal de Saúde, Jackelline Barbosa.
Na Capital do Agreste, o cargo foi preenchido pela médica Andreza Dionizio Francelino, que possui residência em medicina da família e comunidade e atua na UBS do bairro Manoel Teles. Essa especialização é um símbolo do nível de qualidade da assistência prestada pela Saúde de Arapiraca.
Segundo o coordenador médico de Arapiraca, Celso Marcos, existe uma atenção especial com os profissionais contratados para suprir as vagas do Mais Médicos. “O programa está dando prioridade para aquele profissional que além de ter CRM, tem uma especialização, dando uma ênfase muito importante para o médico que tenha residência em medicina da família e comunidade, que é o padrão ouro de qualificação para qualquer especialidade que temos na medicina, inclusive reconhecido também pelo Conselho Federal”, explica.
Atualmente, Arapiraca conta com 10 médicos atendendo através do programa nas seguintes unidades: Manoel Teles, Brisa do Lago, Pau d’Arco, Vila Aparecida, Vila Fernandes, Poção e 5° Centro.