Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, já instalou 17.370 pontos de luminária de LED em várias regiões da cidade.
Os números mostram que a revitalização e a modernização do parque de iluminação pública já alcança 47% de todo o sistema.
De acordo com a secretária Caroline Valeriano, a determinação do prefeito Luciano Barbosa é de que os serviços continuem avançando para outras localidades de Arapiraca.
Além de tornar a cidade mais bonita, mais clara e segura, a modernização do parque de iluminação também gera economia para os cofres públicos.
A secretária revela que a troca das luminárias antigas por novas em LED gera uma economia mensal de R$ 250 mil para as finanças municipais.
Carol Valeriano adianta que, no início da modernização do sistema, o consumo era de 2 milhões de kilowatts. Agora, com o avanço dos serviços e a troca das luminárias antigas por novas em LED, o consumo mensal caiu para 1 milhão e 500 mil kilowatts.
A eficácia das lâmpadas de LED é 63,75% superior à convencional, e a vida útil é bem superior, alcançando 70 mil horas.
Além de mais tempo de utilização, as novas luminárias são mais vantajosas porque não queimam com frequência e permitem economizar no consumo.
Ainda de acordo com a secretária municipal de Serviços Públicos, nos próximos dias Arapiraca terá 50% de todo o seu parque de iluminação com as lâmpadas de LED.
Atualmente, o sistema conta com 16.429 pontos de iluminação em vapor de sódio e 2.875 pontos com luminárias a vapor de mercúrio.
A meta do prefeito Luciano Barbosa é dotar Arapiraca com 100% de modernização do parque com luminárias de LED até o final dessa gestão.