A sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal ficou lotada, no início da tarde desta quarta-feira (21), para posse dos 23 novos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Assistência Social de Arapiraca.
O Conselho é um órgão de controle social da política de assistência social do município. É composta por representantes do poder público, da sociedade civil e de entidades sociais que tem por objetivo acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços e recursos financeiros destinados à Secretaria Municipal de Assistência Social, executando e fortalecendo o controle social.
O prefeito Luciano Barbosa deu posse aos novos conselheiros, que participaram de eleição e foram empossados para exercer o mandato no período de 2023/2025.
A formação do Conselho Municipal de Assistência Social conta com representantes do Poder Público Municipal (Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Esporte, Saúde, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Cultura e Desenvolvimento Rural).
Também foram eleitos e empossados os representantes da sociedade civil organizada (Associação Pestalozzi, Instituto João de Barro, Instituto Objetiva e Lar São Vicente de Paulo). E das associações comunitárias, incluindo a União das Associações de Moradores do Agreste Alagoano (Unamaa), Associação dos Moradores do Sítio Itapicuru, Associação dos Moradores do Bairro Baixão, A Voz do Povo, a Voz de Deus.
O Conselho é formado também por representantes do Conselho Regional de Assistência Social, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Conselho Regional de Psicologia.
Durante a cerimônia de posse dos novos conselheiros, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, enalteceu a participação ativa da sociedade e do poder público, destacando a transparência do processo eleitoral e o compromisso de cada ente representativo.
Em sua fala, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou os novos conselheiros e destacou os avanços na área da assistência social no município de Arapiraca.
“Os conselhos são muito importantes para as políticas públicas a favor da população, sobretudo das pessoas que mais precisam de ações efetivas nas áreas da saúde, educação e assistência social. A democracia deve ser exercida plenamente nas suas formas representativa e participativa. Com o apoio de toda a sociedade, estamos avançando nas áreas sociais, com a construção de novas creches, escolas, centros de referência social, o novo CadÚnico, o novo restaurante Jerimum, entre outras iniciativas para oferecer uma vida com mais dignidade aos arapiraquenses”, declarou o prefeito.