O deputado federal Daniel Barbosa voltou à Ufal Arapiraca, onde conversou com alguns estudantes sobre a emancipação do campus. O objetivo é transformá-lo em Universidade Federal do Agreste de Alagoas para ampliar o desenvolvimento do ensino superior em toda a região.
Durante visita às instalações do campus, o parlamentar aproveitou para conhecer o Centro Acadêmico de Medicina e ouvir aqueles que serão os mais beneficiados com a emancipação, os estudantes.
Amanda Oliveira, estudante do 10º período de Medicina, expressou seu entusiasmo com a ideia de desmembramento da instituição. Segundo ela, a independência da Ufal Arapiraca em relação ao Campus A.C. Simões, em Maceió, trará benefícios significativos, como a possibilidade de atrair mais verbas e a abertura de novos cursos.
“É fundamental que o campus Arapiraca amplie sua oferta de cursos, principalmente na área da saúde, como Nutrição e Odontologia, para atender os estudantes do interior que não têm condições de se deslocar para a capital, único local que oferece esses cursos de forma pública. Além disso, com a emancipação, há a oportunidade de melhorias na infraestrutura do campus, que possui um amplo espaço disponível para novas construções. Parabenizo o deputado Daniel Barbosa por intermediar essa iniciativa”, destacou Amanda.
Atualmente, o campus Arapiraca já desempenha um papel importante no acesso à educação superior para os estudantes do interior. Com a ampliação da oferta de cursos, a instituição poderá facilitar ainda mais o acesso da população local a profissionais de alta qualidade formados por essa renomada instituição de ensino.