Os Estados Unidos realizaram seus primeiros testes envolvendo os eVTOLs (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical), popularmente conhecidos como “carros voadores”. Concorrentes, as empresas Joby Aviation e Volocopter realizaram seus experimentos em Nova Iorque, no último domingo (12) e na última segunda-feira (13), respectivamente.
Os primeiros voos comerciais da Joby Aviation estão previstos para ocorrer em 2025, e prometem reduzir a emissão de gases poluentes, visto que os eVTOLs não são movidos a querosene de aviação. No Brasil, a subsidiária da Embraer, Eve, deve lançar suas primeiras viagens comerciais em 2026.
Conforme Joeben Bevirt, proprietário da Joby Aviation, é possível fazer viagens de uma hora em apenas alguns minutos com o veículo.
– Um voo em Manhattan para o JFK [Aeroporto Internacional John F. Kennedy] pode levar apenas sete minutos – declarou Bevirt, de acordo com o portal G1.
O experimento foi acompanhado pelo prefeito de Nova Iorque, Eric Adams, que demonstrou empolgação com o projeto.
– Esta é uma visão nova e ousada sobre o que queremos alcançar como cidade. Sabemos como é importante reduzir também o ruído [das aeronaves] e, como acabei de aprender, até onde o ruído pode viajar – assinalou.