Nesse sábado (11), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reagiu aos comentários do presidente francês, Emmanuel Macron, que, na última sexta-feira (10), acusou os bombardeios de Israel de matar bebês, mulheres e idosos. As informações são do site O Antagonista.
Segundo Netanyahu, Macron “fez coisas boas”, incluindo visita a Israel e o envio de um navio-hospital para a Faixa de Gaza. No entanto, ele afirmou que Macron cometeu um erro “grave” e “moral” ao falar sobre a situação dos civis de Gaza.
– É o Hamas que está impedindo a evacuação de civis, e não Israel. Não é Israel que usa os moradores de Gaza como escudos humanos, é o Hamas. Não é Israel que se instala nos hospitais, nas escolas, nas instalações da UNRWA e da ONU, é o Hamas. Portanto, não é Israel, mas o Hamas, o responsável pelos danos aos civis. E digo ao presidente da França e aos nossos outros amigos que isso também chegará a vocês – reagiu Netanyahu, durante uma coletiva de imprensa deste sábado.
MACRON
Segundo informações da agência EFE, Macron pediu a Israel que “pare de bombardear civis em Gaza” como parte da guerra contra o grupo terrorista Hamas. A fala do presidente francês ocorreu durante entrevista à BBC.
– De fato, hoje os civis estão sendo bombardeados. Esses bebês, essas senhoras, esses idosos estão sendo bombardeados e mortos. Portanto, isso não tem razão nem legitimidade. Portanto, pedimos a Israel que pare – falou Emmanuel Macron, na entrevista.