Para protestar contra a demora da ONU em condenar os atos terroristas do Hamas, o embaixador de Israel nas Nações Unidas, Gilad Erdan, usou uma estrela amarela, símbolo da era nazista.
A estrela representa o Holocausto dos judeus e traz em inglês as palavras “never again” (nunca mais, em português), significando que jamais deixarão que o extermínio de judeus volte a acontecer.
Em seu discurso, nesta segunda-feira (30), o embaixador fez questão de lembrar dos milhões de vítimas do regime nazista. E lembrou que a ONU foi criada justamente após o crime, para impedir situações semelhantes.
– Alguns de vocês não aprenderam nada nos últimos 80 anos. Alguns de vocês esqueceram por que este órgão foi criado – disse ele lembrando do silêncio das lideranças mundiais durante o Holocausto.
Erdan denunciou o Conselho de Segurança da ONU por “permanecer em silêncio” diante dos ataques de 7 de outubro, quando terroristas do Hamas invadiram Israel e mataram civis.
Até o momento, o conselho não adotou nenhuma resolução sobre a guerra que completará um mês na próxima semana. Por isso, o embaixador prometeu continuar utilizando o símbolo, para que os membros do conselho não se esqueçam do que está acontecendo.
– A partir de hoje, cada vez que olhar para mim, você se lembrará do que significa permanecer em silêncio diante do mal. Assim como meus avós e os avós de milhões de judeus, de agora em diante minha equipe e eu usaremos estrelas amarelas. Usaremos esta estrela até que você acorde e condene as atrocidades do Hamas – declarou.