Gilad Erdan, embaixador de Israel na Organização das Nações Unidas, pediu a renúncia do secretário-geral da ONU, António Guterres. Por meio da rede social X – antigo Twitter, nesta terça-feira (24), ele afirmou que Guterres “demonstra compreensão pela campanha de assassinato em massa de crianças, mulheres e idosos”.
– O secretário-geral [da] ONU, que demonstra compreensão pela campanha de assassinato em massa de crianças, mulheres e idosos, não está apto para liderar a ONU. Peço-lhe que renuncie imediatamente. Não há qualquer justificativa ou sentido em falar com aqueles que demonstram compaixão pelas mais terríveis atrocidades cometidas contra os cidadãos de Israel e o povo judeu. Simplesmente não há palavras – escreveu Gilad.
Segundo informações do jornal O Globo, o comentário ocorreu por causa de uma fala de Guterres na reunião do Conselho de Segurança, na qual ele se solidarizou com civis palestinos. Na ocasião, o secretário-geral da ONU disse que “o povo palestino foi submetido a 56 anos de ocupação sufocante”.