Uma pesquisa inédita revelou quais são, atualmente, os 10 melhores e os 10 piores Estados brasileiros para se viver. O levantamento considerou índices como saúde e educação. Dentre os Estados onde existem melhores condições de vida, São Paulo aparece liderando a lista, seguido por Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul. Já entre os piores, Alagoas surge como aquele que reúne as piores condições para os seus habitantes. Os dados
Além de Alagoas, outros sete Estados da região Nordeste aparecem no ranking, além de dois da região Norte do país: Acre e Pará. Já entre os Estados com melhores condições de vida, a dominância aparece entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os dados são do Pronatec.
O levantamento foi feito por meio do ‘Brasil em Mapas’, com dados do Atlas do desenvolvimento Humano/PNDU Brasil, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínuos (PNDA-C) do IBGE para o dado trimestral do desemprego (desocupação), e do fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) 2022, que contabilizou as taxas de homicídios, possibilitando a realização da pesquisa.
Veja abaixo a lista dos 10 piores e dos 10 melhores Estados para se viver no Brasil:
Os melhores lugares para se viver no país:
São Paulo;
Santa Catarina;
Distrito Federal;
Paraná;
Rio Grande do Sul;
Mato Grosso do Sul;
Rio de Janeiro;
Goiás;
Minas Gerais;
Mato Grosso.
Os piores lugares para se viver no país:
Alagoas;
Maranhão;
Piauí;
Bahia;
Paraíba;
Pernambuco;
Ceará;
Sergipe;
Pará;
Acre.