Em seu mais novo artigo, publicado neste sábado (20), Dia do Pedagogo, o deputado federal Daniel Barbosa destaca a atuação desses profissionais para o desenvolvimento da educação e da comunidade.
Para o parlamentar, que é titular na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, as trabalhadoras e trabalhadores da pedagogia são indispensáveis para garantir qualidade do aprendizado e na intermediação entre toda a comunidade escolar.
No texto, Daniel Barbosa cita as conquistas de Arapiraca na área da Educação, enaltecendo o trabalho dos pedagogos na consolidação de programas que transformaram a Capital do Agreste Alagoano em referência no setor.
*Confira o texto na íntegra:*
*DIA NACIONAL DO PEDAGOGO E OUTROS TEMAS*
Dedico o artigo de hoje e as minhas homenagens ao profissional da Pedagogia, cuja atuação é essencial ao aprimoramento do ensino. Esse especialista em educação, sempre associado à realidade do estudante infantil, jovem, adulto e portador de necessidades especiais, desempenha valiosa atividade de inclusão social.
Na antiguidade, o pedagogo era o encarregado de conduzir as crianças à escola. A palavra provém do grego e significa aquele que dirige crianças (“paidós”). É o preceptor. Ao longo do tempo, o seu trabalho adquiriu relevo e um significativo papel político no atual perfil democrático e emancipador da escola.
As suas funções ultrapassam a sala de aula. Além da prática educativa, ele participa, por exemplo, da produção de material pedagógico e atua no gerenciamento de sistemas escolares e escolas, Pedagogia hospitalar e organizações não governamentais. Isso sem falar da Pedagogia empresarial, que utiliza esse especialista bem qualificado na gestão de pessoas, planejamento e treinamentos.
A Pedagogia é uma ciência que estuda e orienta as ações necessárias ao conhecimento, por intermédio do ensino, da pesquisa e do aprendizado de boa qualidade. O pedagogo, portanto, reúne as condições técnicas indispensáveis para mediar as relações pedagógicas, envolvendo o professor, o aluno, a família, a metodologia de ensino, o processo de avaliação e de ensino-aprendizagem, além da organização curricular.
Em 20 de maio é celebrado o Dia Nacional do Pedagogo, instituído pela Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015. Esta data é propícia para enfatizar a relevância desse profissional da educação, bem assim o papel da família e da escola no desenvolvimento das crianças.
O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, tem plena consciência da magnitude do papel desempenhado pela educação no contexto social. Quando governou o município entre 2005 e 2012, instituiu o programa de escolas em tempo integral com cinco refeições diárias, que se tornou referência no país.
Agora, no seu terceiro mandato, com mais de 170 obras executadas, o prefeito segue investindo cada vez mais na educação, na saúde, na infraestrutura urbana. Até dezembro de 2024 serão construídas outras 12 creches em Arapiraca. No dia 16 de maio foi entregue o Centro de Educação Infantil João Lúcio da Silva, no bairro Planalto, com capacidade para atender 200 crianças. Todos os dias Luciano Barbosa inaugura uma obra ou anuncia alguma ação administrativa em proveito da comunidade arapiraquense.
Tenho trabalhado em total harmonia com o prefeito de Arapiraca e, mesmo no início do mandato parlamentar, consegui canalizar recursos para o nosso município. Além disso, integro a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, onde recentemente foram debatidos, entre outros temas, o novo ensino médio, o Sistema Nacional de Educação e a valorização das educadoras da primeiríssima infância.
Acontecimento relevante deste mês de maio foi a sanção, sem vetos, pelo presidente da República, da lei que assegurou o pagamento do piso salarial aos profissionais da enfermagem. Estou honrado por ter contribuído para que essa conquista da categoria se tornasse realidade.
Outro evento marcante se deu no dia 10 de maio, com a reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. Na ocasião, fui escolhido coordenador da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias de Alagoas junto à Frente Parlamentar e assumi o compromisso de lutar por suas reivindicações de aposentadoria especial, adicional de insalubridade e melhores condições de trabalho.
O trabalho dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias é fundamental ao bem-estar da população. Valorizar esses profissionais é prioridade do meu mandato. Eles prestam serviço público essencial e não faltaram ao país nos momentos mais agudos do combate à pandemia da Covid-19.
Nesta semana, o Congresso Nacional foi palco de iniciativas importantes para Alagoas. No Senado, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional debateu, em audiência pública, as alterações acionárias da empresa petroquímica Braskem, causadora da “maior tragédia socioeconômica-ambiental urbana do mundo”, como frisou o senador Renan Calheiros. A ideia é que, antes de ser vendida, a empresa indenize de verdade todos aqueles atingidos pelo desastre provocado em Maceió por décadas de exploração ambiental irresponsável.
Na Câmara dos Deputados funciona uma Comissão Externa, presidida pelo deputado federal Alfredo Gaspar, destinada a acompanhar e fiscalizar os danos sociais, ambientais e econômicos causados pela Braskem na capital de Alagoas. Também foi aprovado regime de urgência para um projeto de lei sobre desastres ambientais que prevê obrigações para as empresas responsáveis pela ocorrência ou risco iminente dessas calamidades.
A tragédia ocorrida em Maceió afetou cerca de 200 mil pessoas e mostra claramente que a intervenção humana no meio ambiente precisa ser racional e severa deve ser a punição dos responsáveis por danos ambientais. É a humanidade que produz a degradação ambiental e só ela pode agir para remediar as complicações que criou. Sem união, cooperação e solidariedade não existe saída.
Sou solidário - e não poderia ser diferente - com as vítimas dessa catástrofe consumada em Maceió, que podem contar com meus esforços nessa luta. A bancada de Alagoas no Congresso Nacional está unida no propósito de derrotar a ganância humana que destrói o meio ambiente e tanto mal faz ao planeta.