Inovar é preciso. E isso é o que tem feito a Mineração Vale Verde (MVV) na localidade onde está inserida no Agreste alagoano. A empresa de metais básicos, que produz concentrado de cobre, é a primeira no segmento em Alagoas e vem deixando, ano após ano, um legado positivo na região.
Prova disso é mais um projeto dando frutos, sempre em parceria com respeitadas instituições. Nesta sexta-feira (30), foi inaugurado o SESI Tec, juntamente com esforços envidados pela Prefeitura de Craíbas e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), a partir do Serviço Social da Indústria de Alagoas (SESI/AL).
Com pouco mais de 200m² de área, o local recém-inaugurado para a população craibense está situado ao lado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Rua Santo Antônio, no Centro da cidade, contando com energia solar e reuso de água tratada.
O SESI Tec é o primeiro empreendimento deste modelo a ser inaugurado no Brasil e, por extensão, também o primeiro a contar com a iniciativa privada como parceira — neste caso, a MVV. No referido espaço será desenvolvido o Programa de Formação em Metodologia Maker, a partir de um laboratório de fabricação digital para práticas pedagógicas com foco na cultura maker e em metodologias ativas.
Em sua fala, logo após o descerramento da placa, Tony Lima, gerente geral de Operação da MVV, disse que a empresa está orgulhosa de fazer parte desse acontecimento que, certamente, fomentará ainda mais a Educação em Craíbas.
“Sou prova de que a Educação muda tudo. Nasci no interior. Sou filho de professora e foi por meio dos estudos que me tornei engenheiro metalúrgico. Por isso, nós, da MVV, sabemos que a Educação é o melhor investimento que se pode fazer às pessoas. O SESI Tec servirá plenamente para que os estudantes materializem suas ideias e desenvolvam a criatividade e o espírito colaborativo, realmente ‘botando a mão na massa’ (cultura maker). Agradecemos também a Prefeitura de Craíbas e a FIEA e todo o sistema S, pela consolidação de mais uma parceria exitosa e em prol da região onde a Mina Serrote está inserida. A nossa empresa quer crescer junto com o município, por isso, seguimos fomentando a região para que mais e mais jovens de Craíbas possam ter a oportunidade de se profissionalizar e se preparar melhor para o mercado de trabalho como um todo. Com o SESI Tec, tenho a certeza que em breve estaremos ajudando a moldar novos líderes que se destacarão e beneficiarão, e muito, o Agreste alagoano”, pontua Tony Lima.
Além do gerente geral de Operação da MVV, estavam presentes no evento o prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira; o vice-prefeito de Craíbas, Sebastião Camilo; a primeira-dama e secretária Municipal de Educação, Andrea Madeiro; o presidente da FIEA, Carlos Lyra; a coordenadora da Unidade Integrada SESI/SENAI Arapiraca, Thiana Cysneiros; o superintendente do SESI/AL, Carlos Alberto Paes, junto com a diretoria executiva do SESI/AL; o gerente o SEBRAE Arapiraca, Aristides Minervino; o deputado estadual Fernando Pereira; e representantes da Câmara Municipal de Craíbas, os vereadores Sônia do Tatá, Beba, Fusquinha, Nando Rosendo, Valdinho Fausto e Márcio César.
“Esse aqui é um sonho que se concretiza no Centro da nossa Craíbas, graças ao empenho da MVV e do SESI Alagoas, junto à Prefeitura. Sozinhos, nós nada fazemos. Este é o início de uma nova realidade para o nosso povo, em especial para os jovens do nosso município”, diz o prefeito Teófilo Pereira.
De fato, não é à toa o nome do projeto “Construindo Legados”, que fundamenta o SESI Tec. “Aqui, temos um novo formato — que antigamente era conhecido como ‘Indústria do Conhecimento —, onde os usuários e estudantes de Craíbas terão acesso à formulação tecnológica e à apropriação do saber, com foco em uma metodologia que une conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Essa parceria entre a MVV, a Prefeitura e o SESI/AL visa o fomento educacional local. Os ambientes integrados do SESI Tec visam despertar o potencial criativo e empreendedor dos participantes, estimulando a solução de problemas na forma de projetos de impacto para a própria comunidade”, comenta Carlos Lyra, presidente da FIEA.
Além deste local inovador, a MVV já contava com parceria firmada junto ao SESI/AL com o Programa SESI de Gestão Escolar Municipal, na Escola de Ensino Fundamental Tenente Coronel José Barros Paes, preparando professores, coordenadores e gestores craibenses. Ademais, a mineradora também já ofertou diversos cursos gratuitos de capacitação profissional para moradores de Arapiraca e Craíbas, em parceria com o SENAI local.
Outro aspecto que traz a inovação para o primeiro plano é o Programa STEM, em parceria com a ONG Educando, que envolveu cinco escolas municipais de Craíbas. A ação durou dois anos com a nova metodologia praticada a partir do STEM Brasil, atrelando inteligência artificial com a dinâmica escolar, que deu uma perspectiva mais ampla para o contexto pedagógico na região, sobretudo, às crianças.
Agora, com o SESI Tec, são os jovens os maiores beneficiados, que poderão fazer cursos específicos, através de pautas de Educação Profissional e Empreendedorismo.
SOBRE A APPIAN CAPITAL BRAZIL
O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.
No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado na Bahia – e a MVV – empreendimento de cobre com operação entre Craíbas e Arapiraca.