noticias677 Seja bem vindo ao nosso site TV Minuto Nordeste!

Estado

Municípios de Alagoas recebem mais de 1 tonelada de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Publicada em 30/10/23 às 19:54h

Por Assessoria


Compartilhe
Compartilhar a noticia Municípios de Alagoas recebem mais de 1 tonelada de embalagens vazias de defensivos agrícolas  Compartilhar a noticia Municípios de Alagoas recebem mais de 1 tonelada de embalagens vazias de defensivos agrícolas  Compartilhar a noticia Municípios de Alagoas recebem mais de 1 tonelada de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Link da Notícia:

Municípios de Alagoas recebem mais de 1 tonelada de embalagens vazias de defensivos agrícolas
 (Foto: Por Assessoria)

Neste mês de outubro, um total de 1,1 tonelada de embalagens vazias de defensivos agrícolas foram devolvidas durante Recebimentos Itinerantes, realizados em Craíbas (5/10), Viçosa (10/10) e Santana do Mundaú (24/10). Cerca de 50 pequenos agricultores da região devolveram as embalagens nesses eventos especiais, promovidos pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade gestora do Sistema Campo Limpo, em parceria com a Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agroquímicos de Alagoas (Adraal) e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). 

 

Os Recebimentos Itinerantes visam atingir principalmente os pequenos agricultores que estão em propriedades rurais distantes das 390 unidades de recebimento (centrais e postos) que integram o Sistema Campo Limpo. Essa modalidade de devolução permite que os produtores rurais cumpram com sua obrigação legal e com sua responsabilidade no Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos que é referência mundial. O material recebido nessa ação especial segue para as centrais de recebimento mais próximas, onde são prensadas e dadas a destinação ambientalmente adequada. 


Cerca de 4 mil eventos de Recebimentos Itinerantes ocorrem, anualmente, em todo o Brasil. Com essas ações de recebimento de embalagens e as devoluções nas unidades credenciadas, o Sistema Campo Limpo destina 100% das embalagens vazias de defensivos recebidas de forma ambientalmente correta, sendo 93% recicladas e 7% incineradas. Desde 2002, o Sistema já destinou, adequadamente, mais de 700 mil toneladas de embalagens, e só no ano passado, foram 52.538 toneladas.  

 

Mais informações podem ser conferidas no site do inpEV www.inpev.org.br  e em suas redes sociais. 

 

 

Sobre Sistema Campo Limpo e o inpEV 

O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica. 


O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017. 


Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal de Agrotóxicos nº 7.802 e seu decreto regulamentador 4.074/02, alterado em 27 de outubro de 2021 pelo Decreto 10.833/2021. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 160 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, canal distribuição e agricultores. 


Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no FacebookYoutubeInstagramLinkedIn e TikTok




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 82 9 9801 8370

Copyright (c) 2025 - TV Minuto Nordeste
Converse conosco pelo Whatsapp!