noticias789 Seja bem vindo ao nosso site TV Minuto Nordeste!

Estado

Regiões do Tabuleiros do Sul e do Planalto da Borborema recebem Conferências Intermunicipais de Cultura

Publicada em 22/10/23 às 22:57h

Por Assessoria


Compartilhe
Compartilhar a noticia Regiões do Tabuleiros do Sul e do Planalto da Borborema recebem Conferências Intermunicipais de Cultura  Compartilhar a noticia Regiões do Tabuleiros do Sul e do Planalto da Borborema recebem Conferências Intermunicipais de Cultura  Compartilhar a noticia Regiões do Tabuleiros do Sul e do Planalto da Borborema recebem Conferências Intermunicipais de Cultura

Link da Notícia:

Regiões do Tabuleiros do Sul e do Planalto da Borborema recebem Conferências Intermunicipais de Cultura
 (Foto: Por Assessoria )

As Regiões do Tabuleiros do Sul e Planalto da Borborema, nos dias 20 e 21 de outubro, foram palco das etapas da Conferência Intermunicipal de Cultura em Coruripe e Palmeira dos Índios, respectivamente. Reunindo um diversificado grupo de gestores culturais, artistas, fazedores e entusiastas da cultura, as conferências tiveram como objetivo principal a discussão e formulação de políticas culturais que impactarão não apenas o estado, mas todo o Brasil.

O evento em Coruripe contou com a participação de municípios vizinhos, destacando-se a presença de São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Coruripe, Junqueiro, Anadia e Jequiá. No total, 178 pessoas estiveram presentes, incluindo delegados e convidados, demonstrando o interesse e a importância que a cultura tem na região.

Já em Palmeira dos Índios, os municípios de Belém, Viçosa, Quebrangulo, Mar Vermelho e Paulo Jacinto, marcaram presença no encontro, somando um total de 95 participantes, entre delegados e convidados da região.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a reunião diversificada de pessoas envolvidas na cultura destas regiões proporciona um espaço para o diálogo e a troca de ideias sobre políticas culturais locais e nacionais. “As propostas debatidas e formuladas durante essas conferências serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Cultura, que está prevista para ocorrer no mês de dezembro deste ano. O objetivo é criar diretrizes e ações que enriqueçam as contribuições a serem apresentadas na Conferência Nacional de Cultura, programada para março de 2024.”, destacou a gestora.

Para o Gerente de Políticas Culturais, Augusto Tenório, o engajamento das comunidades contribui de maneira significativa para a construção de políticas culturais mais inclusivas e representativas, não apenas em âmbito estadual, mas também em nível nacional. “A presença massiva dos agentes culturais é a comprovação do compromisso das comunidades locais em promover e fortalecer a cultura em suas regiões, além de contribuir para a construção de políticas culturais mais inclusivas e representativas.”, disse o gestor.

Conferências Intermunicipais de Cultura

As Conferências possuem a autoridade para deliberar sobre ações que impactam tanto o município quanto o estado, funcionando como um espaço democrático para a livre expressão de ideias e propostas. No decorrer do evento, foram escolhidos delegados que atuarão como representantes da região na conferência estadual.

Para facilitar as discussões, foram criados seis grupos de trabalho, cada um focado em um eixo relacionado ao tema central, que é "Democracia e o Direito à Cultura". Os seis eixos abordados são: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e Linguagens Digitais.

A atriz Ane Oliva, mediadora do Eixo 2 da Conferência, destacou a democratização do acesso à cultura e a participação social como algo fundamental. “É um eixo muito importante, inclusive, porque garante que as pessoas consigam se ver como agentes que propõem coisas que vão chegar para todo mundo, discutir essa possibilidade de que todos estejam inseridos nessa discussão sobre fazer cultural, a política cultural, e que chegue naquelas pessoas que estão lá e acham que não têm muita participação.”, disse.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 82 9 9801 8370

Copyright (c) 2025 - TV Minuto Nordeste
Converse conosco pelo Whatsapp!