A paixão do Mestre Afrísio Acácio pelo forró pé de serra continua ecoando na Praça Luiz Pereira Lima. O projeto “Cultura na Praça”, idealizado por ele, retornou nesta segunda-feira (22) e se estende até o final do ano, em comemoração ao Centenário de Arapiraca.
O Cultura na Praça resgata a tradição dos tempos em que os artistas se apresentam na Feira Livre de Arapiraca. Desde 2011, cantadores, emboladores, repentistas, sanfoneiros, trianguleiros, tocadores de pife, cordelistas, zabumbeiros e declamadores de todo o Agreste passaram a se apresentar na Tenda Cultural da praça.
A história do projeto fez com que se tornasse Patrimônio Imaterial de Arapiraca, em novembro de 2023, através da Lei 96/2023. “É um dos patrimônios que se mantém vivo, que se mantém continuado, que se mantém vivo. E que a gente vê que faz parte da nossa terra, da nossa cultura, das nossas pessoas, do nosso povo”, destaca o Secretário Adjunto de Cultura, Lazer e Juventude Janu Leite.
Após o falecimento de Afrísio, em 2021, sua família deu continuidade ao seu projeto em parceria com a gestão municipal. Desde então, o Cultura na Praça é realizado pela Associação Cultural de Tradições Nordestinas de Arapiraca (ACTNA) e Prefeitura de Arapiraca.