Ao todo, são 262 vigilantes escolares da Rede Municipal de Educação participaram participando da capacitação que durou cerca de uma semana, em dias alternados entre os grupos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Secretaria Municipal de Educação e Esporte, com o objetivo de fortalecer o preparo desses profissionais para atuarem em situações desafiadoras, garantindo a segurança nas escolas e promovendo um ambiente educacional mais seguro para todos.
Na última semana, os vigilantes participaram de palestra sobre as atribuições e responsabilidades do profissional vigilante, enfatizando a importância do trabalho em equipe para garantir um ambiente seguro e propício ao aprendizado. Esse módulo teve como objetivo fornecer ferramentas e técnicas para que os profissionais possam agir de forma segura e assertiva em situações de confronto ou ameaça física, garantindo sua própria proteção e a de terceiros. Além disso, o grupo também foi contemplado com aulas práticas de defesa pessoal.
“Arapiraca vai ganhar muito com essa oportunidade de capacitação que o prefeito Luciano está dando aos servidores municipais. O protocolo Agressor Ativo é um programa inovador e abrangente, desenvolvido com a colaboração de especialistas em segurança e educação. Estamos capacitando os vigilantes escolares municipais a agirem de forma rápida, eficaz e coordenada em casos de emergência, especialmente durante situações de agressões ativas”, disse o secetário municipal de Ordem Pública, Coronel Enio Bolivar.
Um destaque dessa capacitação pioneira em Arapiraca foi a inserção do treinamento nas técnicas do programa “Stop the bleed”, como parte do esforço contínuo para fortalecer a segurança nas escolas e preparar esses profissionais para situações críticas.
O “Stop the Bleed” é um programa de treinamento desenvolvido nos Estados Unidos que tem como objetivo capacitar os participantes a reconhecer e controlar hemorragias potencialmente fatais em situações de emergência. O programa foi criado em resposta a eventos traumáticos, como tiroteios em massa e acidentes com múltiplas vítimas, nos quais o controle eficiente de hemorragias pode fazer a diferença entre a vida e a morte até a chegada de ajuda profissional.
“É um treinamento pioneiro e inovador aqui em Arapiraca, que o prefeito Luciano Barbosa oportunizou aos servidores municipais. Arapiraca só tem a ganhar, e essa iniciativa mostra o compromisso da gestão municipal com a segurança do arapiraquense, ressaltou Enio Bolivar.