Incentivar atividades socioculturais e esportivas no Agreste alagoano, para que elas continuem a plenos pulmões. Foi com esse intuito que a Mineração Vale Verde (MVV) realizou o 2º Edital de Apoio a Projetos Sociais MVV, cujo resultado foi disponibilizado em 31/05 no website e redes sociais oficiais da empresa.
O resultado desta 2ª edição do edital pode ser conferido no www.vale-verde.com, na aba "Sustentabilidade". Desta vez, sete projetos foram contemplados, após avaliação criteriosa pela nossa Comissão Organizadora, a partir de análise de integrantes da MVV, Sebrae/AL e Secretaria Municipal de Educação de Craíbas.
Um dos projetos que passou novamente foi o "Vem Pra Roda", de Craíbas, que atua com crianças e adolescentes da localidade, com aulas gratuitas de capoeira sempre às quartas e sextas-feiras no Espaço de Festas da Professora Graça, na comunidade Lagoa do Mel.
“Será mais um desafio, diante de tantos que virão. Estamos muito empolgados e felizes por termos sido contemplados pelo segundo ano consecutivo neste edital da MVV, pois vamos ter ainda mais condições de aprimorar o nosso projeto de capoeira, atendendo a crianças, adolescentes e adultos, aqui de Craíbas. Essa é a novidade: antes não tínhamos adultos em nossas turmas! O projeto deu tão certo no ano passado, que os pais e mães dos alunos quiseram fazer capoeira também, essa dança-esporte que melhora a nossa saúde e bem-estar e fomenta a história, a cultura, as artes, a musicalidade e a cidadania em todos nós. Com esse novo incremento da MVV, estaremos uniformizando os alunos todos, tendo também mais segurança para as nossas atividades de capoeira", pontua o Mestre Wellington, que se formou recentemente como professor. O supervisor dele atualmente é o Mestre Topera e o supervisor geral, o Mestre Urubu Branco, ambos referência em Craíbas nesta arte-marcial genuinamente brasileira.
Novamente, como na edição-piloto lançada em 2022, o edital foi direcionado para instituições de natureza privada sem fins lucrativos, a exemplo de associações, cooperativas, ONGs, OSCs ou OSCIPs, todas elas de Craíbas e Arapiraca, região onde está situada a Mina Serrote.
Em Craíbas, foram contemplados o projeto “Amigos da Cultura” (Associação Cultural Amigos da Cultura) — Cultura; projeto “Tocando Alto” (Associação de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades de Ipojuco, Lagoa do Mel e Torrões – ADS) — Cultura; e o projeto “Vem Pra Roda” (Associação Cultural Baluarte Capoeira E Maculelê) — Cultura/Esporte. Já em Arapiraca, o projeto “Educa-Cultura: Música e Recomposição Escolar na Comunidade - Uma Corrida Para Transformar Vidas” (Associação Comunitária dos Moradores do Povoado Corredor); o projeto “Bom de Bola, Nota 10 na Escola” (ONG Pedro Cavalcante Netto) — Esporte; o projeto “Escolinha de Futebol Meninos da Vila Canaã” (Associação De Moradores Da Vila Canaã) — Esporte; e o projeto “Música em Movimento” (Associação Cultural Musical Sons E Dons) — Cultura.
Cada um dos projetos receberá R$ 20 mil para a execução das suas atividades junto à comunidade, sendo a duração do incremento por 6 meses, com vistas à perspectiva genuína de continuidade e sustentabilidade das ações iniciadas, beneficiando a população local.
Em 2022, a 1ª edição do Edital de Apoio a Projeto Sociais MVV contou com 6 projetos de Craíbas e Arapiraca, cada um tendo recebido R$ 15 mil para suas atividades.
É a MVV comprometida com o fomento e a abertura de novas portas de oportunidade, minerando sonhos a partir de mais este incentivo às potencialidades das comunidades do território onde está inserida.
SOBRE A APPIAN CAPITAL BRAZIL
O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.
No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos: a Atlantic Nickel, operação de níquel sulfetado na Bahia, e a MVV, empreendimento de cobre com operação em Craíbas-AL.