Em 2023, Arapiraca se tornou a capital alagoana do forró, dos arraiais comunitários e das quadrilhas juninas estilizadas.
Entre os dias 14 e 17 de junho, o município arapiraquense irá realizar, a partir das 20h, no Serviço Social do Comércio (Sesc), a edição do Concurso de Quadrilhas Estilizadas – Grupo de Acesso.
Irão participar dessa etapa as seguintes juninas:
14 de junho
- Lula do Baião, de Teotônio Vilela; Sala de Reboco, de Ouro Branco; Cheiro de Mato, de Boca da Mata; Só o Filé, de Marechal Deodoro; Junina Tradição, de Feliz Deserto; Mulher Rendeira, de Traipu; Amor da Juventude, de Murici; Balancear, da Barra de Santo Antônio; e Pé de Serra, de Maceió.
15 de junho
- Mandacaru, de São Luiz do Quitunde; Balão Nordestino, de Boca da Mata; Coração Matuto, de Messias; Girassol, de Girau do Ponciano; Êta São João, de Maceió; Roda de Fogo, de Murici; e Arraiá Vixe Menina Alagoana, de Maceió.
16 de junho
- Remelexo, de Penedo; Mandacaru, de São Luiz do Quitunde; Flor do Amor, de Paripueira; Explosão do Sertão, de Olho D’Água das Flores; Vira e Mexe, de São Sebastião; Mestre Zinho, de Rio Largo; e Tradição Junina, de Arapiraca.
17 de junho
- São José, de Porto Calvo; Raízes do Sertão, de Lagoa da Canoa; Luar do Campo, de Campo Alegre; Vale do Mandacaru, de Arapiraca; Princesa do Sertão, de Palmeira dos Índios; Gonzagão, de Maceió; Império Junino, de Canapi; e Flor do Nordeste, de Ibateguara.