Não há como falar sobre a gastronomia de Arapiraca sem citar o tradicional Caldinho do Pedrinho. Localizado na esquina das ruas Florêncio Apolinário e Marcelino Magalhães, o bar, que é um dos mais tradicionais da Capital do Agreste, completa nesta segunda-feira, 24 de abril, 50 anos de história.
A receita do caldinho de feijão, criada por Dona Enedina da Costa Silva, falecida há mais de trinta anos, se tornou a principal atração do estabelecimento, que nasceu em uma bodega enfraquecida no ano de 1973, no bairro Alto do Cruzeiro.
O sucesso foi tão grande que a produção do caldinho aumentou rapidamente e, para acomodar a clientela, o proprietário José Pedro da Silva, também falecido, construiu, com suas próprias mãos, quatro mesas. Com o passar dos anos, o bar passou por reformas e expansões para atender a demanda crescente.
Atualmente, o Caldinho do Pedrinho é um ponto de encontro de gerações, onde clientes antigos, que frequentavam o bar sozinhos, agora vão acompanhados de suas esposas, filhos e netos. O ambiente familiar é uma das marcas registradas do estabelecimento, que se tornou um símbolo da culinária arapiraquense.
Pedro Balbino Neto, um dos herdeiros do Caldinho do Pedrinho, dedicou sua vida ao estabelecimento e conta que viveu ali por amor. Mesmo afastado por problemas de saúde, Pedrinho garante que seu coração pulsa graças aos anos de entrega ao atendimento no local.
A receita original do Caldinho do Pedrinho, criada por Dona Enedina, continua atraindo clientes fiéis, que não resistem ao sabor único da iguaria. Segundo José Flávio da Silva, outro herdeiro do bar, a receita não enjoa, pois é feita com amor e carinho.
O Caldinho do Pedrinho se tornou uma referência da gastronomia arapiraquense e um ponto de encontro para amigos e familiares. A história de meio século de sucesso é um exemplo de empreendedorismo e amor pelo que se faz.
Constantemente, o estabelecimento é citado em listas e livros sobre culinária. O Caldinho do Pedrinho integra, inclusive, o Guia da Gastronomia Popular Alagoana, da jornalista especializada no assunto Nide Lins, que já está em sua terceira edição.