Nascido em Arapiraca no ano de 1962, filho de Cláudio Albuquerque Lima e Creuza Melo, o desembargador Tutmés Airan pode assumir uma das duas vagas em aberto no Superior Tribunal de Justiça do Brasil (STJ).
As duas vagas ficaram abertas depois da aposentadoria do ministro Jorge Mussi e o falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. No total, 59 nomes concorrerão aos cargos.
Cada Tribunal de Justiça envia os nomes para a escolha em Brasília.
No dia 23 de agosto, o Pleno do STJ realizará sessão para a escolha dos desembargadores que irão compor uma lista com quatro nomes a ser encaminhada ao presidente da República.
Cabe à Presidência da República a indicação dos nomes que, na etapa seguinte, serão encaminhados ao Senado Federal para sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Após a aprovação pela CCJ e pelo plenário do Senado, os indicados são nomeados e empossados como ministros.
Tutmés Airan é um nome muito respeitado em todo o Judiciário Alagoano. Torcedor fanático do ASA, o desembargador também faz parte do Conselho Diretivo do clube alvinegro arapiraquense.