noticias324 Seja bem vindo ao nosso site TV Minuto Nordeste!

Brasil

Papa será sepultado sábado, no chão e só com ‘Franciscus’ na lápide

Publicada em 25/04/25 às 06:48h

Diário do Poder


Compartilhe
Compartilhar a noticia Papa será sepultado sábado, no chão e só com ‘Franciscus’ na lápide  Compartilhar a noticia Papa será sepultado sábado, no chão e só com ‘Franciscus’ na lápide  Compartilhar a noticia Papa será sepultado sábado, no chão e só com ‘Franciscus’ na lápide

Link da Notícia:

Papa será sepultado sábado, no chão e só com ‘Franciscus’ na lápide
 (Foto: Diário do Poder)
Conforme desejou o Papa Francisco em seu testamento, seu funeral e sepultamento serão simples, no próximo sábado (26), quando o pontífice argentino será enterrado no chão, com o nome “Franciscus” na lápide, no lugar de seu nome de batismo Jorge Mario Bergoglio, que morreu ontem (21), no Vaticano. O sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior, considerada a Mãe das igrejas, no primeiro enterro de um papa fora da cidade-estado do Vaticano, em mais de um século, desde Leão XIII, em 1903.

“O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: ‘Franciscus'”, escreveu o papa, em seu testamento assinado em 29 de junho de 2022.

A Missa das Exéquias será iniciada às 10h (horário local), no átrio da Basílica de São Pedro, que abre o Novendiali (novenário de luto e orações) em honra ao pontífice falecido após um AVC e parada cardiorrespiratória irreversível. A celebração será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.


“Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento”, detalhou o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano, por meio da agência Vatican News.

Os ritos funerais seguem os desejos do testamento de Francisco e indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege as cerimônias fúnebres do Pontífice Romano.

“Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado”, disse o Papa Francisco, em seu testamento.

Traslado do corpo
O corpo do Papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro, amanhã (23), às 9h da manhã (horário local). Antes da condução do caixão, haverá um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

“A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra, após a qual será aberto o período de visitação à urna mortuária do Papa Francisco”, detalhou o Vaticano.

Desejos para despedida
Leia a íntegra do testamento do Papa Francisco:


Miserando atque Eligendo [Lema do papa que significa “Olhou com misericórdia e o escolheu”]

Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.

Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar a minha vontade testamentária somente no que diz respeito ao local da minha sepultura.


Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado.

Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo.

O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.

As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas pela soma do benfeitor que providenciei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e para a qual dei instruções apropriadas ao Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Cabido da Basílica.

Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu o ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.

Santa Marta, 29 de junho de 2022



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 82 9 9801 8370

Copyright (c) 2025 - TV Minuto Nordeste
Converse conosco pelo Whatsapp!