noticias781 Seja bem vindo ao nosso site TV Minuto Nordeste!

Brasil

Asteroide recém-descoberto tem chance de atingir Terra em 2032

Publicada em 01/02/25 às 20:43h

TV Minuto Nordeste


Compartilhe
Compartilhar a noticia Asteroide recém-descoberto tem chance de atingir Terra em 2032  Compartilhar a noticia Asteroide recém-descoberto tem chance de atingir Terra em 2032  Compartilhar a noticia Asteroide recém-descoberto tem chance de atingir Terra em 2032

Link da Notícia:

Asteroide recém-descoberto tem chance de atingir Terra em 2032
 (Foto: TV Minuto Nordeste)

Um asteroide recém-descoberto pela Agência Espacial Europeia (ESA) apresenta chance de colidir com a Terra em dezembro de 2032, caso sua trajetória se mantenha. Chamado de 2024 YR4, ele foi identificado em 27 de dezembro do ano passado, e possui entre 40 a 100 metros de diâmetro. Os pesquisadores, contudo, frisam que não há motivo para alarde por enquanto: a probabilidade de que o YR4 atinja a Terra é de apenas 1,2%.

Desde que foi descoberto pelo telescópio Atlas, no Chile, o asteroide tem sido observado cuidadosamente pelos astrônomos por meio de telescópios ainda mais potentes, como o Very Large Telescope (VLT), localizado na montanha chilena Cerro Parana.

Segundo a ESA, caso o risco de colisão de mantenha acima de 1% até 2028, o IAWN (Rede Internacional de Alerta de Asteroides) e o SMPAG (Grupo Consultivo de Planejamento de Missões Espaciais) devem começar a planejar ações de resposta. Essas reações incluem estratégias para desviar a rota do asteroide, ou meios para amenizar um eventual impacto.

Devido ao fato de a órbita do asteroide ser muito alongada, ainda não é possível prever com precisão em qual parte da Terra a colisão poderia ocorrer. Através dos monitoramentos, os cientistas esperam compreender melhor em breve o tamanho do asteroide e qual a trajetória que ele deve seguir nos próximos anos.

Agências espaciais já vêm se preparando há anos para um eventual impacto entre um asteroide e nosso planeta, ensaiando formas de afastar da Terra a trajetória de rochas espaciais. Em 2022, a Nasa lançou uma missão chamada Dart, e conseguiu, pela primeira vez na história, desviar com sucesso a rota de um asteroide a aproximadamente 11 milhões de quilômetros de distância da Terra.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 82 9 9801 8370

Copyright (c) 2025 - TV Minuto Nordeste
Converse conosco pelo Whatsapp!