A saúde pública de Arapiraca é referência não somente na Atenção Primária e Especializada, como também na Imunização de crianças, adultos e idosos. Para aprimorar ainda mais esse serviço, o prefeito Luciano Barbosa entregou, nesta terça-feira (22), mais uma grande conquista: a nova sede da Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEMADI) totalmente modernizada.
A CEMADI, também conhecida como Rede de Frio, é o local onde todas as vacinas são armazenadas para serem distribuídas entre as 39 Unidades Básicas de Saúde do município. É graças a este equipamento que os imunizantes chegam à população com toda a qualidade e segurança priorizada pelo prefeito e pela equipe da Secretaria de Saúde.
A nova unidade, considerada a “nova casa” do Zé Gotinha, que completa 38 anos neste mês, é dotada de equipamentos de ponta, como câmaras frias e freezers completamente novos, para acomodar estas vacinas e promover um trabalho mais eficaz por parte dos profissionais que atuam no Programa Municipal de Imunização.
Durante a entrega da nova sede, que foi marcada por homenagens e depoimentos emocionantes, estiveram presentes, além do prefeito e importantes alianças políticas, a secretária Rafaella Albuquerque, o superintendente de Vigilância em Saúde, Evandro Melo, a diretora da Vigilância Epidemiológica, Ruana de Paula, a coordenadora de Imunização, Mônica Suzy, e toda a equipe que atua na Rede de Frio.
“Esse prédio serve para dar assistência a todas as UBS de Arapiraca, dando assistência para que não faltem vacinas, que elas estejam acondicionadas dentro da temperatura ideal e dentro do prazo de validade, e que a gente garanta que o princípio ativo vai funcionar e aquela pessoa que tomou a vacina vai sair com seu filho, ou ela própria, livre daquela doença que poderia contrair”, explicou Luciano.
A secretária também destacou a importância da entrega de uma obra como esta. “Quem vê essa unidade por fora, não imagina o quão grandiosa é sua missão. Hoje estamos inaugurando a nossa CEMADI para que todas as nossas vacinas sejam armazenadas e distribuídas com qualidade, para que cheguem à nossa população com a eficácia que se espera, porque vacinar é um ato que salva vidas”, comemorou.