A utilização do equipamento já é realizada desde o ano de 2022 pela Distribuidora e os benefícios são perceptíveis, como o aumento na produtividade das inspeções das redes elétricas em um espaço menor de tempo. Sendo assim, o investimento nesse tipo de tecnologia permite executar operações que auxiliam diretamente as equipes de campo e consequentemente causam melhorias no fornecimento de energia que alcança os lares, comércios e indústrias localizadas nos 102 municípios alagoanos.
O superintendente operacional da Equatorial Alagoas, Thiago Attias, ressalta que o uso de drones é uma excelente aquisição que proporciona a capacidade de observar a rede elétrica em diferentes ângulos e distâncias, facilitando a obtenção de evidências de possíveis problemas, permitindo o diagnóstico e o levantamento dos equipamentos necessários para solução de cada caso, além de oferecer maior praticidade, segurança, qualidade e alcance.
“Com o uso de drones nós executamos inspeções minuciosas em linhas de distribuição de alta tensão, o que permite que possamos identificar e corrigir defeitos antes mesmo que evoluam para uma falta que poderia causar um grande impacto para os nossos clientes. Por isso, no setor elétrico, essa tecnologia é capaz de evitar falhas no fornecimento de energia de forma mais precisa e sem expor os nossos profissionais eletricistas a riscos, pois não há necessidade de escalar estruturas ao utilizarmos esse tipo de equipamento”, afirma o gestor.
Um dos profissionais responsáveis por operar o equipamento, Rosilvado Camilo, reforça o quanto o uso dos drones passou a contribuir e trazer resultados positivos nas atividades desempenhadas pelas equipes. “Os drones são de grande importância para o nosso trabalho. Passamos por treinamento para poder operar a ferramenta que exige muita responsabilidade e sempre que vamos utilizá-lo, solicitamos voos ao órgão competente pela legislação vigente, além disso na hora da decolagem e do pouso sempre estamos atentos para evitar alguma eventualidade”, reforça o técnico.
Vale lembrar, que embora essa tecnologia traga muitos benefícios, é fundamental que a população também esteja ciente dos riscos associados à operação de drones nas proximidades de linhas de transmissão e instalações elétricas.
Entre os principais riscos e perigos estão a possibilidade de choque elétrico, a queda do equipamento que está sendo manuseado, interferências, colisões e desvio de rotas que podem trazer grandes prejuízos ao sistema elétrico.