O Dia dos Pais se aproxima e, em muitos lares, o homem ainda é o principal responsável pelos consertos do dia a dia, como a troca de lâmpadas, antenas, pinturas, além de pequenas manutenções na construção do imóvel. Essa atitude, que muitas vezes está relacionada a uma economia financeira, requer muito cuidado, principalmente quando se trata de reparos envolvendo equipamentos elétricos.
Por isso, a Equatorial Alagoas aproveita a data comemorativa para conscientizar os papais de plantão com orientações de segurança com eletricidade que podem contribuir para o bem-estar de toda a família.
Dicas úteis que ajudam a evitar acidentes
O executivo de Segurança da Distribuidora, João Porfírio, lista algumas dicas que podem ajudar a evitar acidentes domésticos envolvendo energia elétrica. Uma delas é desligar o disjuntor geral da residência quando for realizar a troca de lâmpadas ou resistência de chuveiros elétricos. Outra recomendação é não utilizar equipamentos com fios desencapados ou com emendas improvisadas, pois, além do risco de danificar o aparelho, a atitude pode ocasionar em acidentes graves ou até mesmo fatais.
Porfírio aproveita para destacar a importância de os adultos instruírem as crianças a adotarem um comportamento seguro e responsável com a energia elétrica desde a infância.
“É comum que os filhos fiquem curiosos e queiram auxiliar os papais a realizarem reparos em casa, mas todo cuidado é pouco quando o assunto é eletricidade, pois esse serviço exige conhecimentos técnicos específicos. É importante ensinar desde cedo aos pequenos a nunca manusear equipamentos elétricos com os pés descalçados ou molhados, e que todas as manutenções ou reparos envolvendo eletricidade devem ser feitas por profissionais devidamente habilitados”, recomenda.
Quando a negligência custa a vida
Informações do último Anuário da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontam que em 2023, o choque elétrico foi a principal causa de acidentes envolvendo energia elétrica em ambientes residenciais, sendo a maioria das vítimas do sexo masculino. As estatísticas revelam que o Brasil registrou 816 ocorrências com homens de 16 a 60 anos de idade. Dessas, 563 foram fatais, o que representa uma diferença de mais de 900% quando comparado aos episódios envolvendo mulheres por exemplo.
“De uma maneira geral, os homens tendem a ser mais negligentes do que as mulheres quando o assunto é reparos dentro de casa. O excesso de autoconfiança pode ser bastante prejudicial, pois tendemos a acreditar que acidentes acontecerão sempre com o outro, mas nunca com nós mesmos”, avalia.
O executivo reforça ainda que a Distribuidora segue empenhada na disseminação de dicas importantes que podem fazer a diferença na vida dos alagoanos e ressalta a importância do papel dos adultos na mudança de comportamento dos filhos para que possam fazer a diferença sendo agentes multiplicadores de boas práticas, contribuindo com a redução de acidentes envolvendo eletricidade, sobretudo em ambientes domésticos.
Confira outras dicas que ajudam a salvar vidas: