Em áreas próximas a vegetação ou cursos de água, é comum que aconteçam incidentes com animais silvestres como serpentes e jacarés. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, realizará no dia 30 de janeiro uma capacitação em resgate e manejo de répteis.
O evento é fruto de uma parceria entre a Superintendência de Meio Ambiente de Arapiraca, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), e é destinado a profissionais de diversas áreas, como técnicos ambientais, agentes de endemias, bombeiros, biólogos, fiscais municipais e veterinários.
As inscrições estão disponíveis e podem ser acessadas neste link.
“A presença destes répteis em área urbana reforça a necessidade de ações educativas e preventivas que evitem acidentes e garantam a proteção das pessoas, além da integridades desses animais. Esse resultado só pode ser obtido através do afugentamento ou captura por pessoas capacitadas com o objetivo prioritário de devolver esses seres ao seu ambiente natural” explica o superintendente Fellipe Barbosa.
Ao longo do ano de 2024, a superintendência realizou diversas ações educativas nas escolas próximas às áreas de maior ocorrência de incidentes com animais silvestres, com o objetivo de promover mais segurança para a comunidade. Agora, a gestão tem como público-alvo os técnicos responsáveis pelo manejo desses animais, garantindo também a proteção deles.