Com um sorriso largo no rosto e muita gratidão, a maceioense Elisângela Marques se emociona ao lembrar de como a sua vida mudou desde que concluiu o curso de Doces e Salgados ofertado pela Equatorial Alagoas, em dezembro de 2022. “Sem essa capacitação, eu não teria chegado onde eu cheguei. Por isso que eu sempre falo para as pessoas aproveitarem todas as oportunidades que aparecem”, enfatiza a moradora do bairro do Benedito Bentes, uma das clientes contempladas pelo programa E+ Profissional da Distribuidora, que tem como objetivo a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos a pessoas consideradas baixa renda.
Desde que assumiu a concessão dos serviços em Alagoas, em março de 2019, a concessionária tem percorrido os quatro cantos do estado proporcionando mudança de vida por meio da plataforma de sustentabilidade E+, chancelada pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por isso, além de distribuir energia elétrica com segurança e qualidade, a distribuidora também tem investido em iniciativas educacionais e de eficiência energética que contribuam para o bem-estar das pessoas e do planeta, o que atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), o qual o Grupo Equatorial é signatário.
Quando a mudança acontece mais rápido que o esperado
Elisângela conta que ficou sabendo do curso gratuito ofertado pela Equatorial por uma amiga. “Ela viu o anúncio na internet e lembrou de mim, já que eu sempre gostei de cozinhar. Decidi me inscrever, mas não acreditava que iria ser selecionada. A ficha só caiu quando as aulas começaram e me dei conta que aquela era a oportunidade que eu precisava para mudar minha vida”, diz. A capacitação teve duração de 40 horas e, logo após receber o certificado, a doceira e salgadeira logo recebeu proposta para trabalhar em um restaurante.
“Fiquei muito feliz com a oportunidade, mas, no fundo, o que eu queria mesmo era abrir o meu próprio negócio. E foi assim que surgiu a DNA Bolos. Hoje em dia trabalho bastante para dar conta de todas as encomendas, principalmente em datas comemorativas, que a demanda mais que dobra. Os produtos que mais saem são bolos do tipo vulcão, para festas de aniversário, coxinha, casadinho e brigadeiro”, diz, animada.
Ela é só gratidão à Equatorial Alagoas pela oportunidade. “Sem esse curso, eu não teria conseguido chegar onde cheguei. Se o E+ Profissional não existisse, muitas pessoas não teriam a chance de se capacitarem e transformarem suas vidas, e o melhor: de graça! ”. Somente no primeiro semestre de 2024, o programa de qualificação profissional já promoveu 6 cursos e capacitou 106 alagoanos tanto na capital quanto no interior.
Troca de geladeira e redução do valor da conta de luz
Além de cursos profissionalizantes, outros benefícios oferecidos pela plataforma E+ são a troca gratuita de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por LED, e geladeiras obsoletas por equipamentos novos e econômicos, por meio do programa E+ Geladeira Nova. Durante os cinco anos de atuação no Estado, a Equatorial já trocou mais de 9 mil refrigeradores e 348 mil luminárias antigas por LED. Em Arapiraca, a cliente Maria Batista dos Santos, conhecida carinhosamente como “Dete”, moradora do bairro Ouro Preto, participou do sorteio e levou uma geladeira nova para casa em dezembro de 2023.
“Foi um presente de Natal e eu quase não acreditei, pois, meu nome foi o último a ser chamado no sorteio. Chorei muito, fiquei emocionada. A minha geladeira antiga estava muito velha, quase não gelava direito, e eu já estava começando a perder alguns alimentos por causa disso. Hoje a minha realidade é diferente e eu agradeço muito à Equatorial por isso”. Além do novo equipamento, a arapiraquense também comemora a redução do valor da conta de luz. “A minha conta de energia diminuiu bastante, e a minha cozinha ficou ainda mais bonita”, fala.
Kézia Marques, gerente de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial, destaca a importância das ações e projetos promovidos pela distribuidora, que são sinônimo de responsabilidade social e transformação de vidas. “Ficamos muito felizes em ouvir e ver histórias de sucesso como da Elisângela e da dona Dete, pois essa é a prova da excelência das nossas iniciativas que conseguem trazer resultados extremamente positivos para as pessoas e para toda a sociedade”, finaliza.