O trabalho do assistente social é cada vez mais fundamental para diversos setores da sociedade, desempenhando um papel crucial na defesa dos direitos humanos de cada cidadão. Por isso, em seu dia comemorativo, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu uma cerimônia de celebração a estes profissionais.
O evento aconteceu no auditório do Sesc e contou com a presença da secretária Fabrícia Galindo, da Profa. Dra. Flávia Augusta, docente da Graduação e da Pós Graduação em Serviço Social das universidades UFAL e UFS, e também da conselheira Simone, representando o CRESS/AL.
“Eu já estou há 17 anos na profissão e hoje percebo o quanto o assistente social, em qualquer política pública que esteja inserido, cumpre seu papel de fazer um diagnóstico para que entenda o todo, assim conseguindo, através do seu olhar, facilitar o entendimento de como a política pública deve ser pensada”, explicou a secretária.
Além de uma palestra edificante, os profissionais também tiveram um momento de lazer, com direito a música ao vivo, sorteio de brindes e coffee break.
O assistente social atua fortemente na promoção da justiça social, defendendo os direitos dos mais vulneráveis e apoiando essa população em momentos de crise, como desastres naturais ou casos de violência doméstica. Além disso, estes profissionais também ajudam a prevenir problemas sociais por meio de ações de intervenção e apoio a grupos como crianças, mulheres, LGBTQIA+ e outros.