noticias750 Seja bem vindo ao nosso site TV Minuto Nordeste!

Alagoas

Sefaz-AL implementa novo atendimento para solicitações de isenção do IPVA

Publicada em 12/03/25 às 14:07h

Ascom Sefaz-AL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sefaz-AL implementa novo atendimento para solicitações de isenção do IPVA  Compartilhar a noticia Sefaz-AL implementa novo atendimento para solicitações de isenção do IPVA  Compartilhar a noticia Sefaz-AL implementa novo atendimento para solicitações de isenção do IPVA

Link da Notícia:

Sefaz-AL implementa novo atendimento para solicitações de isenção do IPVA
 (Foto: Secult Alagoas)
A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) anuncia, nesta terça-feira (11), uma mudança significativa no atendimento às solicitações de isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para veículos de duas rodas com potência de até 175 cilindradas. O serviço, agora, está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, através da atendente virtual Nise.


 

Antes, a solicitação podia ser realizada pela mesma ferramenta, mas com limitações de horário, sendo possível o atendimento apenas das 08h às 12h. Caso o interessado permanecesse na fila de espera após esse período, sua solicitação era automaticamente encerrada, necessitando reiniciar o processo no dia seguinte. 

 


Com a mudança, a solicitação poderá ser realizada a qualquer momento, pelos cidadãos alagoanos que desejam obter a isenção, se cumprirem os requisitos previstos na legislação.


Conforme o artigo 6° da Lei n.° 6.555/2004, têm direito à isenção do IPVA os veículos automotores de duas rodas, de fabricação nacional, com potência de até 175 cilindradas, desde que pertençam à pessoa natural que não possua mais de um veículo registrado em seu nome.

 


O pedido de isenção pode ser realizado por meio da atendente virtual Nise, disponível no site da Sefaz (sefaz.al.gov.br) ou pelo Telegram (@nise_sefaz_al_bot). No site, o solicitante deve iniciar uma conversa com a atendente virtual da Secretaria e seguir o roteiro de acesso. Primeiro, deve selecionar se deseja acessar o serviço, obter informações sobre etapas, prazos, legislação vinculada ou outras orientações. 

 


Caso opte por “Acessar serviço”, será exibida a opção “Solicitar”. Em seguida, deve indicar se o veículo é novo ou usado.

 


Após essa escolha, o sistema solicitará o envio dos documentos necessários, que serão exibidos na tela. Após o envio e a confirmação da veracidade dos dados e documentos, o solicitante poderá confirmar a solicitação. Ao final do processo, receberá um número de protocolo e, no prazo de até cinco dias úteis, a resposta será enviada para o e-mail cadastrado.


Ana Karla, Gerente de Atendimento ao Contribuinte, destaca a agilidade do serviço. “O novo formato de atendimento trará mais comodidade para o usuário dos serviços da Sefaz, além de agilidade e transparência no atendimento de sua solicitação”.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 82 9 9801 8370

Copyright (c) 2025 - TV Minuto Nordeste
Converse conosco pelo Whatsapp!