Com a chegada do mês de dezembro, período marcado pela alta temporada, as casas de veraneio são um atrativo para quem busca passar a estação mais quente do ano à beira-mar ou no campo. E como muitas dessas unidades residenciais passam mais tempo fechadas do que abertas, durante os meses anteriores, a Equatorial Alagoas separou dicas essenciais sobre a importância de realizar revisão nas instalações elétricas internas e como praticar o uso adequado da energia para economizar no final do mês.
De acordo com o Executivo de Segurança, João Porfírio, com o auxílio de um profissional capacitado fazer uma revisão na instalação elétrica, de forma periódica, poderá proporcionar economia na conta de luz, uma vez que instalações elétricas modernas e eficientes reduzem as perdas de energia e reforçam a confiabilidade das instalações, além de prevenir acidentes domésticos causados por sobrecargas e curtos-circuitos.
“A primeira dica para quem optar pelo aluguel de casas de veraneio, ao chegar na residência é muito importante certificar-se de identificar onde fica o disjuntor e conferir o estado da fiação e das tomadas. Em regiões litorâneas, essa revisão deve ser mais frequente por causa da ação da maresia e da salinidade nas instalações internas das residências, a partir do medidor de energia”, destacou o executivo.
Equipamentos como televisão, liquidificador, máquina de lavar, chuveiro elétrico, geladeira, ventilador e ar condicionado merecem uma atenção maior considerando que se esses eletrodomésticos estiverem obsoletos é importante fazer a substituição por outros mais modernos e eficientes ou levá-los em uma assistência técnica de confiança, para fazer uma boa manutenção.
“Muita gente troca o refrigerador de casa e leva o mais antigo para a casa de praia. Isso pode significar aumento no consumo de energia, já que uma geladeira velha é vilã da conta de luz”, exemplificou o executivo.
Outra dica importante, pontuada por João é aproveitar a revisão elétrica na residência ou apartamento para realizar a substituição de lâmpadas ineficientes por luminárias de LED que são mais eficientes, econômicas e com vida útil estimada em 10 anos. As lâmpadas LED com selo Procel de eficiência garantem uma economia de até 40% no consumo de energia.