O fim de ano traz, além das festas, as férias e o recesso. O merecido descanso, para muitos, é a oportunidade perfeita de pegar a estrada e curtir em família ou com amigos. Apesar do período ser propício para relaxar, ele também pode trazer preocupações.
De acordo com um levantamento da Federação Nacional da Inspeção Veicular (Fenive), mais de 30% dos carros que circulam nas rodovias brasileiras apresentam algum tipo de risco aos motoristas, pela simples falta de manutenção.
“É necessário revisar o carro antes de longos percursos, pois os veículos saem da rotina habitual, enfrentando condições mais severas, altas temperaturas e tráfego intenso. Por isso, é importante garantir que tudo esteja em ordem, atentando-se à troca de óleo, verificação de freios, pneus e bateria”, afirma Denilson Barbosa, gerente de qualidade da YPF Brasil.
Dessa forma, garantir uma viagem segura e sem dores de cabeça começa muito antes de sair de casa. A manutenção preventiva do veículo é indispensável, desde verificar o estado dos pneus, até realizar a manutenção periódica de forma antecipada, se a quilometragem for atingida durante o período da viagem.
A revisão periódica do veículo deve ser feita regularmente, realizadas a cada, pelo menos, 10 mil quilômetros. Suspensão e freios devem ser verificados com frequência também, assim como os pneus. Alguns fabricantes, como a Pirelli, recomendam rodízio, alinhamento e balanceamento também a cada 10 mil quilômetros.
O rodízio serve, dentre outras coisas, para igualar a diferença de desgaste entre pneus traseiros e dianteiros, prolongando a vida útil dos compostos. Já o alinhamento e o balanceamento do conjunto de rodas farão com que a condução seja mais segura, sem vibrações, e evitam que os pneus desgastem de forma irregular.
Ainda sobre os compostos, antes de sair de casa é importante verificar a calibragem deles, inclusive do estepe – que costuma ficar esquecido no porta-malas. Fique atento à pressão correta com o veículo vazio ou cheio, as medidas mudam e são determinadas pela montadora, pensada de acordo com os componentes e características do carro.
“Pneus com a pressão adequada oferecem melhor aderência, reduzem o risco de aquaplanagem, melhoram a eficiência energética e duram mais, tanto para carros a combustão quanto para os elétricos”, aponta Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas da Pirelli.
Outra verificação importante é o nível do óleo e se ele está perto da troca periódica. A escolha do lubrificante correto é fundamental para garantir a eficiência do motor. Os motoristas devem verificar as especificações indicadas no manual do veículo e optar por produtos de qualidade comprovada, além de não usar aditivos ou misturar marcas.
Para Ian Faria, CEO da Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas, um ponto de grande importância a ser verificado antes de viajar são os freios, fundamentais para a segurança do veículo. Ele destaca também a bateria, principalmente no verão, quando as altas temperaturas podem afetar seu desempenho
“Certifique-se de que as pastilhas estão em bom estado e que o fluido de freio está no nível correto. O desgaste excessivo das pastilhas ou a falta de fluido podem comprometer a eficiência do sistema de frenagem, aumentando o risco de acidentes. Verifique se a carga da bateria está boa e se não há sinais de corrosão nos terminais. Se ela tiver mais de três anos de uso, é recomendável fazer uma revisão mais detalhada para evitar surpresas.”
Além disso, é importante também conferir as luzes do veículo, como farois, lanternas, luzes de freio e pisca-alerta, essenciais para a visibilidade e segurança, especialmente à noite ou em condições climáticas adversas. Também é fundamental garantir que o sistema de ar-condicionado esteja funcionando corretamente.
Na estrada, e na cidade também, é importante ficar atento ao clima, o fim de ano costuma trazer fortes e repentinas chuvas, o que aumenta o tráfego e representa um aumento significativo do risco de acidentes. A combinação de alta velocidade e pneus desgastados, por exemplo, pode resultar em perda de controle do veículo devido a uma maior possibilidade de ocorrer uma aquaplanagem.
“Neste cenário fica ainda mais clara como a segurança ao dirigir está diretamente ligada também aos pneus, que devem sempre serem mantidos em boas condições. Estar preparado para dirigir em condições adversas como sob uma chuva intensa pode significar a diferença entre evitar ou se envolver em um acidente”, alerta Renato Siqueira, gerente de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus na América do Sul.
Assim, antes de pegar a estrada, seja para uma viagem curta ou longa, faça um checklist de itens a serem verificados e, na dúvida, leve o veículo ao mecânico de confiança ou a um especialista verificado. Dentre os pontos a serem analisados para garantir uma jornada segura e tranquila estão:
Óleo do motor (verificar o nível, tempo e quilometragem), bateria (nível de carga e a vida útil), pneus (confira o estado de desgaste e a calibragem, incluindo o estepe), freios (certifique-se de que as pastilhas e os discos estão em bom estado e o fluido dentro do prazo de validade), arrefecimento (inspecione o nível e a qualidade do líquido)
Seguir essas e outras orientações é fundamental para transformar o trajeto das férias em um momento de prazer e tranquilidade, sem imprevistos mecânicos e para o bolso. Afinal, cuidar do carro é o primeiro passo para garantir uma boa viagem.