Alagoas é um dos estados que costuma atrair milhões de turistas, do Litoral ao Sertão, sobretudo com a chegada da alta temporada. E para atender a este aumento no fluxo de pessoas, a Equatorial vem realizando, um conjunto de ações para reforçar o sistema elétrico que atende as regiões litorâneas.
Foram realizadas obras robustas, serviços de melhoria e manutenção de equipamentos nos locais que historicamente há maior demanda por energia durante o verão. Para as comemorações de Natal e Réveillon, a Distribuidora anunciou um efetivo formado por mais de mil profissionais, com um aumento de 119% de equipes emergenciais atuando em campo para atender a população.
De acordo com o Superintendente Tático da Distribuidora, Thiago Attias, equipes técnicas estarão de prontidão em locais estratégicos dos maiores pólos de festividades. Do Litoral Norte ao Litoral Sul de Alagoas, indo até o Baixo São Francisco e Alto Sertão, as atenções estão voltadas para os pontos de maior concentração de pessoas e turistas como Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Maceió, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Roteiro, Jequiá da Praia, Coruripe, Piaçabuçu, Penedo e Piranhas.
Monitoramento em tempo real
O monitoramento e controle geral do sistema elétrico de todo o estado, estará sob a supervisão do Centro de Operações Integradas (COI), que contará com um time de controladores, engenheiros e supervisores que estarão interligados com as equipes de rua equipadas com tecnologia de última geração para garantir eficiência no processo de comunicação para atuarem em caso de eventual interrupção no fornecimento de energia.
Ações preventivas
Para aumentar a confiabilidade e qualidade do sistema elétrico foram realizadas as seguintes ações de manutenções preventivas e corretivas em toda a rede elétrica da área de concessão da Distribuidora:
- Inspeções termográficas na rede de distribuição;
- Instalação/revisão de religadores automáticos e reguladores de tensão (158 religadores inspecionados e 31 reguladores, além de 38 bancos capacitores que também foram vistoriados);
- Troca de isoladores;
- 22km de rede foram lavadas com água desmineralizada e quase 3.400 componentes em Maceió, Marechal Deodoro, Maragogi, Japaratinga e Barra de São Miguel;
- Instalação de 679 espaçadores;
- 3.645 podas de árvores executadas;
- E uso de subestação móvel;
O Superintendente de Operações, Stevon Schettino, ressalta os investimentos realizados nos últimos anos desde a concessão no estado. “Sabemos que nesta época do ano a demanda tende a aumentar, mas é importante destacar que a Equatorial é uma parceira no desenvolvimento do estado e o reflexo disso são os investimentos de mais de R$ 2 bilhões nos últimos cinco anos e ainda temos muitos desafios pela frente com mais obras e projetos futuros para os próximos 25 anos”, pontuou o gestor.
Como proceder em caso de ocorrências?
Para um melhor atendimento a seus clientes, a Equatorial orienta que todas as ocorrências sejam formalizadas em um dos canais de atendimento da empresa:
Central de Atendimento: 0800 082 0196
Assistente virtual Clara: (82) 2126-9200
Site: equatorialenergia.com.br selecionando o estado “Alagoas”.
Central de Grandes Clientes: 0800 082 8500 (média e alta tensão)
Vale reforçar que no momento da abertura do chamado é fundamental que o cliente tenha em mãos a Conta Contrato do imóvel que se encontra destacada em um retângulo de cor laranja, localizado no canto superior direito da conta de luz. É importante também que o cliente anote o número de protocolo gerado em todo atendimento, porque ele permite acompanhar as solicitações depois de registradas.