Os moradores do Povoado Bom Nome, na área rural de Arapiraca, vão receber em 2025 uma moderna unidade de tempo integral para atender 290 crianças, nos períodos da manhã e tarde.
A gestão do prefeito Luciano Barbosa, por meio da Secretaria de Infraestrutura, em parceria com a Secretaria de Educação, está concluindo as obras do Centro de Educação Infantil Professora Jailma Moreira.
De acordo com o engenheiro Igor Nascimento, a creche terá oito salas de aula, dois refeitórios cobertos, uma cozinha e setor de serviços totalmente modernizados, além de área com playgroud, horta, área de convivência além de dois conjuntos de banheiros e bloco administrativo e pedagógico.
Ele adianta que o projeto também conta com a participação da arquiteta Bárbara Duarte. O prédio é totalmente acessível e moderno, sendo dotado com iluminação em LED e um projeto paisagístico que está a cargo da artista plástica arapiraquense Liu Nazário, entre outras intervenções para receber as crianças e familiares.
Mais escolas e creches
Com mais de 95% das obras já concluídas, a Escola de Tempo Integral Professora Renilda Albuquerque, no bairro Baixa Grande, ofertará em 2025 mais de 300 novas vagas para os jovens arapiraquenses.
O terreno, que no passado servia como depósito de lixo e entulhos, agora está sendo transformado em uma das maiores escolas de tempo integral do estado de Alagoas.
A gestão do prefeito Luciano Barbosa vai inaugurar nos próximos dias a 13ª escola de tempo integral da rede municipal de Arapiraca.
A unidade de ensino conta com 12 salas de aula, auditório, sala de professores, refeitório, entre outras ambientações que farão da escola um modelo para ampliar a assistência ao aluno e contribuir com a qualidade de vida das famílias e da comunidade local.
A escola tem moderno conceito arquitetônico, incluindo laboratórios de informática, salas de robótica, ciências, biblioteca, auditório com capacidade para 60 pessoas, espaço de convivência, refeitório, espaço multifuncional, passeios, jardins e playground para atender mais de 300 alunos.
Além disso, a rede municipal de ensino vai iniciar o ano letivo de 2025 com outra moderna escola, no Residencial Nossa Senhora Aparecida, e mais três novos centros de educação infantil (creches) no bairro João Paulo II, no Residencial Vale do Perucaba e no Povoado Bom Nome.
Com recursos financeiros conseguidos pelo deputado federal Daniel Barbosa, em Brasília, o prefeito Luciano Barbosa está conseguindo construir novas unidades para ampliar o acesso à educação dos jovens arapiraquenses.
A rede com 61 escolas e 30 creches está sendo ampliada e modernizada. Foram construídas mais cinco escolas e nove creches também com recursos do município.
Para a próxima gestão, o prefeito Luciano Barbosa tem a meta de construir mais 20 centros de educação infantil (creches), para universalizar o acesso ao ensino e à aprendizagem.