A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024, organizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com apoio do Grupo Equatorial, acaba de divulgar o resultado de sua edição recorde: oito mil alunos do 8º e 9º ano foram premiados com medalhas, sendo 2.666 de ouro, em um evento que mobilizou cerca de 260 mil estudantes por todo o país. A competição, que contou com a participação de 48 concessionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil, de todos os estados do país e do Distrito Federal, selecionou os melhores alunos em provas e desafios realizados entre os dias 7 e 12 de outubro.
O Grupo Equatorial apoiou a iniciativa, reforçando seu compromisso com a educação e sustentabilidade na região onde atua nos estados do MA, PA, PI, GO, AP, AL e RS. Segundo Dayane de Matos Pereira, Líder de Operações do Programa de Eficiência Energética (PEE), o Grupo Equatorial incentivou e mobilizou diversas escolas, alunos e professores nas áreas de concessão a participarem da ONEE 2024. “Acreditamos que a educação e conscientização de crianças e jovens é um passo fundamental para promover atitudes de consumo consciente e seguro de energia elétrica. O resultado de todo esse esforço é o grande número de escolas, alunos e professores que participaram das formações, desafios e o grupo de alunos que se destacaram dentro os mais de 260 mil inscritos”, afirmou.
Em Alagoas foram 2.197 alunos se inscreveram na competição, e destes, 224 conseguiram conquistar medalhas, sendo 82 de ouro, 74 de prata e 68 de bronze. Além das medalhas de ouro, prata e bronze, a competição garantiu uma premiação especial para os melhores alunos de cada estado, que receberão notebooks e serão homenageados em uma cerimônia em Brasília nesta quarta-feira (27), no SESI Lab.
O alagoano, Giovanni dos Santos Silva, do Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste, foi o estudante classificado para participar da cerimônia de premiação. Os estudantes medalhistas de ouro, prata e bronze também avançam automaticamente para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2025.
A edição de 2024 foi organizada pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, sob coordenação do Instituto Abradee, e viabilizada através dos recursos do Programa de Eficiência Energética gerido pela ANEEL.
ONNE - A ONEE é muito mais que uma premiação, é uma iniciativa que propicia um ambiente diferente e motivador na escola. Por meio da ONEE, os alunos têm contato com questões interessantes e desafiadoras de ciência e são estimulados a trabalhar em grupo.
O objetivo principal é estimular o estudo sobre Eficiência Energética por meio de desafios gamificados que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.