Incentivar projetos que valorizem a cultura brasileira e que promovam transformação na sociedade onde atua é um dos compromissos da Equatorial Alagoas, que nesta quinta-feira (21), participou da aula inaugural da 2ª edição do Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi, iniciativa patrocinada pela Distribuidora que tem como principal objetivo promover educação musical para 60 crianças e jovens de escolas públicos do município.
Além dos alunos selecionados para o projeto, a solenidade que foi realizada na Escola Manoel de Medeiros Costas, em São Bento, também contou com a presença de representantes da Prefeitura de Maragogi, Associação Viva Música, professores e familiares dos alunos das três escolas que fazem parte do projeto: Escola Dr. Edvaldo de Melo Sena, Escola Dr. José Jorge de Farias Sales e Escola Manoel de Medeiros Costa.
Instrumento de transformação
“A música me ajuda a descontrair, a lidar melhor com a minha ansiedade e me faz relaxar. Quando toco é como se eu estivesse sendo transportado para outros lugares. Graças a esse projeto eu já aprendi a tocar trombone, teclado e estou começando no violão também. Quero continuar aprendendo e conhecendo todos os caminhos que a música pode me fazer trilhar”, mencionou o aluno João Pedro, de 13 anos, um dos integrantes da Orquestra.
Outro aluno beneficiado com o projeto foi Guilherme Tomás Guimarães. Ele conta que sempre quis tocar um instrumento musical e que chegou a pedir a Deus que seu sonho fosse realizado.
“Eu sempre gostei de música e um dia eu falei com Deus que me desse a oportunidade de tocar um instrumento musical. E hoje, além de fazer parte da Orquestra de Maragogi, eu também participo do grupo musical da minha igreja. Sou grato por todas as oportunidades que esse projeto tem proporcionado em minha vida e nas vidas dos meus colegas, e grato também a Equatorial por tornar sonhos em realidade”,
Representando o presidente da Distribuidora, Fernando Pompeu, a gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, Patrícia Moraes, reafirmou o compromisso da empresa em apoiar iniciativas que promovam transformação social, inclusão e valorização da população local e suas tradições culturais. “Somos uma empresa que não se limita apenas em distribuir energia elétrica e, por isso, incentivamos projetos que contribuem para o desenvolvimento social e sustentável. Estamos muito felizes com o lançamento da 2ª edição da Orquestra de Maragogi e por continuar contribuindo com a transformação da vida desses jovens”, falou.
Apresentações musicais
Durante a programação da aula inaugural foram realizadas apresentações musicais, conduzidas pelos professores da Orquestra e os alunos beneficiados. O recital foi distribuído em naipes, divididos por instrumentos de sopro e cordas, e este ano, a novidade do projeto foi a inclusão de um coral. Ao final do evento, a emoção tomou conta do público, que presenciou a orquestra tocando e cantando a música natalina “Noite Feliz”.
O projeto
O projeto, totalmente gratuito, é voltado para a formação, interação e integração sociocultural de crianças e jovens de escolas públicas de Maragogi, por meio de teoria e prática musical. Elas irão aprender instrumentos de sopro e cordas, como violoncelo, violino, trombone, trompete e flautas. As atividades são distribuídas em ensaios de naipes, ensaios coletivos e apresentações. A Equatorial patrocina o projeto de forma exclusiva, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
ODS – A criação da orquestra em Maragogi está em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030, mais especificamente ao de número 4 (Educação de Qualidade) e número 10 (Redução das Desigualdades).