Com a chegada do fim de ano, e início da temporada mais iluminada, devido as comemorações desse período, muitas famílias entram no clima natalino e organizam a decoração das suas casas, fachadas, pontos comerciais e até nos espaços públicos. Pensando nos riscos e perigos de choque elétrico que aumentam nessa época, a Equatorial Alagoas traz dicas de como iluminar de maneira segura e consciente.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), os acidentes elétricos aumentaram em todo o país. Só no primeiro semestre de 2024, o número de ocorrências cresceu cerca de 9,5% em relação ao mesmo período de 2023. Esse número tende a continuar aumentando nessa época do ano, mas algumas decisões simples podem mitigar os riscos. É o que pontua o executivo de segurança da Equatorial Alagoas, João Porfírio.
“Orientamos que a utilização do "T" (benjamim) é proibida e coloca em risco as pessoas, ao invés, sinalizamos que deve ser utilizado o filtro de linha com fusível para os casos de sobrecarga”, destaca o gestor.
Outro ponto de atenção nessa época do ano, são os cuidados específicos com as crianças. Curiosas por natureza, elas tendem a se aproximar das luminárias podendo causar sérios acidentes. “É necessário que sempre tenha um adulto supervisionando as crianças, pois a aproximação e utilização de forma inadequada dos enfeites ou mesmo o contato com uma decoração que não esteja seguindo os critérios de segurança pode ocasionar acidentes”, explica João.
Confira outras dicas segurança para o período natalino:
- Tenha sempre atenção aos produtos que você está trazendo para dentro da sua casa. Observe se eles possuem o selo de aprovação do Inmetro, que garante a segurança e confiabilidade naquela instalação;
- Opte por comprar enfeites luminosos de LED, assim você economiza energia elétrica e garante um nível de luz maior para sua decoração;
- Não faça emendas nos fios do circuito da decoração, nem deixe fios expostos no chão onde há a circulação de pessoas e animais;
- Fios desencapados podem provocar choques, curtos-circuitos e até incêndios, além de aumentar o consumo de energia.
- A árvore de Natal deve ser instalada distante de cortinas ou quaisquer outros objetos/materiais que possam propagar chamas em caso de curto-circuito;
- Sempre que for se ausentar de casa a orientação é retirar os itens decorativos da tomada;
- Jamais utilize os postes da rede elétrica para ornamentação ou para servir de apoio;
- Em ambientes externos deve-se ficar atento as cercas elétricas, grades ou qualquer parte metálica para evitar incidentes.
O que fazer em caso de acidentes?
A companhia de energia elétrica reforça ainda, que o consumidor jamais poderá fazer ligações irregulares e em caso de acidente ou emergência com a rede elétrica, isole a área e ligue imediatamente para a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196, para o Corpo de Bombeiros no 193 e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no 192.