A efervescência patriótica que marcou a celebração da Independência do Brasil no governo de Jair Bolsonaro (PL) deu lugar a um cenário desértico nos gramados da Esplanada do Ministério, neste sábado de 7 de Setembro no Brasil presidido por Lula (PT).
Circulam nas redes sociais imagens o esvaziamento de público do desfile cívico militar. Fato que recebeu o estranhamento dos poucos brasilienses que circularam no entorno da Esplanada.
E quem tentou acessar as áreas de arquibancadas ainda teve de enfrentar tumulto no acesso à comemoração da Independência. Os filas alcançaram a região do Museu da República, mas o motivo foi a desorganização que provocou um tumulto que suspendeu por 30 minutos o acesso ao local do desfile, sob a alegação de lotação das arquibancadas dispostas no local.
“Cadê o povo? Ninguém veio, cara, olha isso! Quem já veio aqui anos passados, isso aqui era lindo de se ver. Tem mais política do que participante. Está morto, isso é aqui. Tá louco!”, disse um dos visitantes do evento.
A organização do evento estimou que 30 mil pessoas compareceram ao desfile da Independência.