A Música move montanhas. Mexe com cada célula nossa e suas ondas sonoras invadem o nosso templo, ecoando uma clara mensagem: sem ela, a vida seria mesmo um erro. O filósofo estava certo.
E quando o estilo em voga é o Rock N'Roll, nem se fala.
Por isso, o lendário BabaSom Rock Bar está plantando uma nova semente ao trazer para Maceió uma perspectiva diferente para comemorar o Dia Mundial do Rock, investindo na cena autoral local.
Nesta sexta-feira (12) — antecipando o Dia do Rock, oficialmente 13/07 —, haverá shows das bandas Casa da Mata, Eek e Delorean, a partir das 20h, com investimento de apenas R$ 15.
As duas primeiras são grupos autorais conhecidos no underground e estarão apresentando mostrando suas composições próprias, a denotar que Alagoas tem, sim, o que dizer.
“Esse Dia Mundial do Rock é um divisor de águas para nós, neste sentido. Por isso, faremos dois dias para comemorar: na sexta, com foco no autoral, e no sábado, trazendo bandas com tributos e covers. Estamos em um momento agora com perspectiva de abertura para essas bandas que fazem um som próprio. Fizemos uma pesquisa e há poucos espaços em Maceió para quem faz música autoral. Estamos com ideias para alavancar isso, principalmente após o inverno”, diz Alencar Camilio, que está à frente do BabaSom ao lado de Anna Patrícia, proprietária e filha do mestre Adelson Cordeiro, fundador do bar.
Na primavera, então, deve logo surgir no Baba e o ponto cultural ser referência, também, neste quesito. O local — que fica na Rua Presidente Agostinho da Silva Neves, nº 19, bairro do Poço — é bastante conhecido no cenário local alternativo, tendo sido reduzido de apresentações memoráveis ao longo dos últimos anos.
No sábado (13), que é de fato o Dia Mundial do Rock, haverá shows com Parellel Universe (tributo a Red Hot Chili Peppers), Fita K7 e mais uma apresentação acústica surpreendente.
DIA DE ROCK, BEBÊ
A partir das 20h, nesta Sexta Autoral Especial do Baba, diretamente de Arapiraca-AL, a noite começa com a CASA DA MATA, de volta à capital alagoana para mostrar seu novo guitarrista Nikolas França e músicas novas, depois de seu último álbum “II”, lançado em 2022.
Na sequência, entra a EEK que, após um hiato, está retornando aos palcos com seus autores, do álbum “Fantasia de Equilibrista” para cá. Um show para matar a saudade, desta vez em cena como powertrio.
Finalizando do melhor jeito possível e abrilhantando o show após as bandas autorais, teremos um set acústico preciso da DELOREAN, que produzirá um Rock Retrô e Flashbacks escolhidos a dedo, para ninguém ficar calado e parado.
Com essa ação inaugural, o BabaSom sai na frente de outros bares da cidade, criando uma plataforma vital para músicos locais expressarem sua criatividade e talento. Essa iniciativa não só enriquece a cena musical com novas e autênticas vozes, mas também fortalece a cultura local ao valorizar e apoiar a originalidade artística.
Para as bandas, é uma oportunidade de apresentar suas composições para um público diversificado e apaixonado por Música (essa com matemática inicial), construindo uma conexão desejada com o povo alagoano. O som da terra para o povo da terra. Há de germinar boa coisa.