A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (10), uma importante audiência pública para debater a qualidade da alimentação fornecida aos estudantes de escolas públicas brasileiras à frente. O encontro foi uma iniciativa do deputado alagoano Daniel Barbosa (PP).
“Nossa discussão é para que os alunos e alunos da rede pública de educação tenham acesso a uma merenda de qualidade e que seja nutritiva, pois sabemos que isso impacta positivamente o rendimento em sala de aula e, consequentemente, seu desenvolvimento físico e intelectual”, disse o parlamentar, responsável pelo requerimento.
Durante o discurso inicial, o parlamentar reforçou seu compromisso com a educação, citando que a qualidade da merenda também está atrelada ao combate às desigualdades: “A convicção alimenta o atraso que, por sua vez, alimenta a violência”.
Para justificar a audiência, o Daniel Barbosa citou uma pesquisa realizada pelo Observatório da Alimentação Escolar, que aponta alguns problemas na condução do programa, dentre os quais estão: a existência de infraestrutura e cozinhas escolares inadequadas (36%), número insuficiente de nutricionistas (35%), baixa participação da sociedade civil nos conselhos da alimentação escolar (33%), número insuficiente de cozinheiras (31%) e baixo investimento financeiro por parte do estado/município (30%).
Além do deputado Daniel Barbosa, também participaram da solenidade a coordenadora-geral do Pnae, Karine Silva, a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Poliany Alves, o vice-presidente de relações parlamentares do Conselho Nacional das Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - e reitor do Instituto Federal de Alagoas -, Carlos Guedes, a assessora técnica do Conselho Federal de Nutrição (CFN), Ana Flávia Rezende, o coordenador do Cecane, Rogério Robs, dentre outros especialistas e políticos.