A situação do ASA no Grupo A4 da Série D do Brasileirão é, no mínimo, delicada. O clube arapiraquense vem de duas derrotas consecutivas, descendo do 4º lugar direto para a 6ª posição. E, com o fim da rodada, nessa segunda-feira (8), as chances de classificação diminuíram de 35% para 21,8%.
Isso quer dizer que as chances de eliminação do Fantasma chegam a 78,2%. Mais do que qualquer outro time que ainda possui possibilidade de avançar. A pesquisa é feita pelo site Chance de Gol, comandado pelo doutor em estatística Marcelo Leme de Arruda.
Os números pioraram após a vitória do Retrô sobre o Sergipe por 5x0. Isso fez com que a distância do ASA para o G4 aumentasse de dois para três pontos. Atualmente, o 4º colocado é a Juazeirense, com 18 pontos conquistados.
Restando duas rodadas para o fim da fase de grupos, apenas o Itabaiana já está classificado no Grupo A4, já que tem 26 pontos. Por outro lado, Petrolina e Sergipe, que estão em 7º e 8º, respectivamente, já estão matematicamente eliminados.
Entre os clubes que lutam pelas três vagas restantes, o ASA é quem tem os piores números. O Retrô, 2º colocado com 20 pontos, já alcança 97,4% de probabilidade de chegar na segunda fase. O 3º lugar é ocupado pelo CSE, que, após a vitória no clássico, alcançou 67,7% de possibilidade de estar no mata-mata.
Já entre a dupla baiana, a Juazeirense soma 57,4%, enquanto o Jacuipense tem 55,8% de probabilidade de classificação.
PONTUAÇÃO
O cálculo para classificação do ASA é difícil. O time trabalha com 100% de aproveitamento nas rodadas finais, para alcançar os 21 pontos. Ainda de acordo com o Chance de Gol, quem fizer 21 pontos tem 80% de chance de passar neste momento.
Já quem chegar aos 22 pontos possui 99,5% de probabilidade. Com isso, além de precisar vencer suas partidas, o Alvinegro precisa Juazeirense, CSE e Jacuipense percam, no mínimo, um jogo. Os últimos desafios do clube arapiraquense serão contra Petrolina, fora de casa, e Sergipe, no Coaracy da Mata Fonseca.
No ano passado, também no Grupo A4, o ASA conseguiu sua classificação com 19 pontos, na terceira posição.
CHANCES DE CADA EQUIPE:
Retrô - 97,4%
CSE - 67,7%
Juazeirense - 57,4%
Jacuipense - 55,8%
ASA - 21,8%