Preocupada em contribuir com a valorização da vida e com o propósito de evitar acidentes de origem elétrica, a Equatorial Alagoas realizou na tarde desta terça-feira (18), uma palestra de segurança voltada às empresas de telefonia e internet, que atuam no Agreste e parte do Sertão alagoano. Também participaram da ação representes do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Prefeitura de Arapiraca.
Cerca de 30 gestores participaram da palestra, que foi ministrada pelo executivo de Segurança, João Porfírio, onde foram abordados os cuidados que devem ser adotados pelas empresas e provedores durante a utilização das estruturas da distribuidora, compartilhadas para instalação e manutenção das fibras na rede elétrica
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2023 foram registradas 25 mortes de origem elétrica com trabalhadores de telecomunicações.
“Um dos grandes valores da Equatorial é a segurança, e o nosso compromisso aqui é chamar atenção para o volume de acidentes de origem elétrica no Estado e reforçar os cuidados necessários que precisam ser adotados na utilização dos nossos postes e na prevenção a vida, que é o mais importante”, afirmou o executivo.
Entre os temas destaques estão o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); distanciamento seguro da rede elétrica, que precisa seguir a distância mínima de três metros; e padrões técnicos de segurança e regras do compartilhamento das estruturas da Distribuidora.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Arapiraca, Rosa Lira, parabenizou a iniciativa. “Essa preocupação da Equatorial e a forma de orientar as empresas de telecomunicações sobre segurança e responsabilidade na utilização dos postes é fundamental. Nós que trabalhamos com desenvolvimento urbano e meio ambiente, sabemos da importância e necessidade do reordenamento dos cabos e fibras utilizados pelos provedores. É uma iniciativa muito positiva, apoiada pela prefeitura municipal, para que juntos possamos prestar um serviço com segurança e qualidade à população”, finalizou.