O encontro Bate-Papo com a Receita Federal, realizado na noite de segunda-feira (29) em Arapiraca conscientizou os profissionais da contabilidade do município sobre a destinação de parte do imposto de renda para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e para o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa.
O evento, realizado com o apoio do Sindilojas Arapiraca, foi realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), representado pela conselheira Rosângela Almeida, e contou com a participação do delegado da Receita Federal em Alagoas, Reinaldo Almeida e com as participações da palestrante Adélia Lima, analista tributária da Receita Federal, e Floranilde Novais, chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte.
De acordo com Reinaldo Almeida, o profissional da contabilidade é o agente principal para que as campanhas de destinação do imposto de renda para os fundos que serão destinados para aplicação de polícias voltadas para crianças e adolescentes e pessoas idosas.
"O contator é muito importante nesse processo, porque ele é quem vai dar a segurança aos seus clientes para fazer a destinação", afirmou.
Todas as pessoas, físicas ou jurídicas, podem destinar parte do seu imposto de renda para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e para o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa.
As empresas podem destinar 1% do valor total e as pessoas físicas até 3%. Se, após a declaração tiver imposto a pagar, o valor doado é descontado, e se tiver valor a receber, o montante doado é devolvido com a restituição.