Moradores de Penedo que quiserem ser doadores de medula óssea podem aproveitar a oportunidade na próxima segunda-feira (15). O Hemocentro de Alagoas vai levar uma ação itinerante à cidade do Bairro São Francisco para cadastrar os candidatos, das 8h às 17h.
A iniciativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, irá ocorrer no Expresso Saúde de Penedo, que fica na Praça Barão de Penedo.
O objetivo, segundo o Hemoal, é aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), que atualmente conta com 63 mil voluntários.
Como se candidatar
- O doador de medula óssea precisa estar com boas condições de saúde
- Ter entre 18 e 35 anos
- Portar documentos como CPF ou RG, e um comprovante de residência.
- No momento do cadastro, o voluntário preenche um formulário e faz a doação de 5 ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter o código genético.
Por meio do código genético, será feito um cruzamento com os dados do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), com o objetivo de constatar se o voluntário é compatível ou não com algum dos pacientes que necessitam de uma doação.
No caso de constatada a compatibilidade, o potencial doador será convocado para realizar o procedimento, onde todos os custos serão financiados pelo Ministério da Saúde (MS), uma vez que o transplante de medula óssea não é realizado em Alagoas.