O feriado da Semana Santa promete ser agitado para o turismo de Alagoas este ano. A ocupação hoteleira de Alagoas entre sexta-feira (29) e domingo (31) é de 80,2%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis de Alagoas (ABIH/AL). Os resorts do estado têm uma ocupação média ainda mais alta, de 82,4%.
Ainda de acordo com a ABIH/AL, o resultado geral deste ano está acima da média do ano passado, que ficou em 75% de ocupação. Segundo análise da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), levando em consideração que a rede hoteleira do estado possui 51 mil leitos, mais de 40 mil leitos devem estar ocupados durante a Semana Santa de 2024.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, este resultado positivo reflete o trabalho conjunto do setor privado e público na promoção do destino. “Investimos cada vez mais no fortalecimento do turismo em Alagoas, setor que já é um dos mais importantes da nossa economia e segue em plena expansão. Trabalhamos para conquistarmos resultados positivos como o da ocupação desta Semana Santa, e gerar, por consequência, cada vez mais empregos aos alagoanos”, destacou a secretária.
Para o presidente da ABIH/AL, Gabriel Cedrim, a melhora gradativa da malha aérea é muito importante para a diversificação do turista que frequenta o Estado. “É muito bom ver brasileiros e estrangeiros escolherem nosso estado para desfrutar de um feriado como este. A rede hoteleira está pronta para recebê-los, com toda infraestrutura diferenciada e fazendo o que sabemos de melhor, que é receber bem”, finalizou o presidente.
Voo fretado
No último domingo (24), o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares recebeu um voo fretado diretamente do Uruguai, especialmente para a Semana Santa de 2024 em Alagoas. Pela segunda vez consecutiva, a Setur conseguiu essa conexão internacional com Montevidéu, em uma parceria com as operadoras HiperViajes e Abtour.
Com as passagens vendidas antecipadamente, o Airbus A320Neo, com capacidade para 174 passageiros, chegou ao estado com lotação máxima. Essa conquista foi anunciada durante a Feira Internacional do Turismo (FIT) na Argentina, em 2023. Os turistas aproveitaram uma estadia de sete dias em Alagoas, explorando diversos pontos turísticos da região.