Mais de mil agricultores familiares de Arapiraca estão sendo beneficiados com o lançamento do programa “Planta Alagoas”.
Na manhã desta segunda-feira (18), o prefeito Luciano Barbosa acompanhou o governador Paulo Dantas no lançamento do programa, no Parque Ceci Cunha, no centro da cidade.
O evento reuniu o secretário-interino estadual da Agricultura e Pecuária, David Nunes; secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Genivaldo Oliveira; deputados estaduais Ricardo Nezinho, Mesaque Padilha, André Filho e Gilvan Filho, além de secretários, secretárias municipais e dos vereadores Márcio do Canaã, Vicente do Remédio, Léo Saturnino, Edvânio do Cangandu, Zé Carlinhos, Melquisedeque Oliveira, Givaldo Bicudo, bem como de prefeitos, prefeitas, ex-deputado estadual Jairzinho Lira, e ex-prefeito de Craíbas, Ediel Leite.
O ato de lançamento também contou com a presença do presidente-interino da União das Associações de Moradores de Arapiraca (Unamaa), José Barbosa, o Barbosinha, e representantes da Unicafes, Facomar, Fetag e outras associações e cooperativas de agricultores familiares em Alagoas.
Os agricultores familiares de Arapiraca começam a receber sementes de milho, feijão de corda e feijão de arranca.
Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa fez questão de destacar a satisfação de município de Arapiraca ser escolhido para o lançamento do “Planta Alagoas 2024”.
Em sua fala, o prefeito Luciano Barbosa agradeceu ao governador Paulo Dantas pela iniciativa e falou das ações de apoio à agricultura familiar em Arapiraca citando os programas "Caminho da Roça", com a melhoria das estradas de acesso aos povoados, e o "Terra Pronta ", que ajuda os pequenos produtores rurais com a aragem de terras. “Agora, com a chegada e distribuição das sementes está sendo completado o ciclo para o plantio e produção no campo”, acrescentou o prefeito.
Municípios
O Governo de Alagoas está atendendo cerca de 70 mil agricultores familiares com o programa este ano.
O programa será executado em duas etapas, com distribuição de sementes e mudas frutíferas. O Planta Alagoas visa incentivar a produção agrícola do estado, fortalecer a agricultura familiar e o setor produtivo de grãos, além de ter impacto direto na segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas. O investimento da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) é de R$ 20 milhões.
Nesta primeira etapa do Planta Alagoas, serão distribuídas aos agricultores 1,1 mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz, com alto potencial genético e adaptadas às condições climáticas.
O lançamento do programa ocorre um dia antes do Dia de São José (19 de março), conhecido como protetor dos agricultores familiares.